BUSCAR
BUSCAR
Celebridade

Matt Damon perdeu 15 kg e cortou glúten por 2 anos para “A Odisseia”

Aos 55 anos, ator afirmou que transformação física para “A Odisseia” foi a preparação mais desafiadora de sua carreira
Por O Correio de Hoje
09/07/2026 | 14:35

O ator Matt Damon revelou que passou por uma mudança radical na alimentação e na rotina de exercícios para interpretar o rei grego Odisseu em “A Odisseia”, novo filme dirigido por Christopher Nolan. Aos 55 anos, o artista afirmou que eliminou o glúten da dieta por dois anos e perdeu cerca de 15 quilos durante a preparação para o papel, que classificou como o mais desafiador de sua carreira.

O longa-metragem, que estreia nos cinemas brasileiros em 16 de julho, exigiu uma transformação física completa do ator. Segundo Damon, a principal mudança foi abandonar alimentos que consumia com frequência.

capa portal (23)
Matt Damon: preparação para o filme começou com 90 quilos e terminou com 76 quilos - Foto: Reprodução

“Eu não tinha noção do quanto isso estava me afetando. Minha vida mudou completamente nesses últimos dois anos em que parei de comer isso”, disse em entrevista ao podcast Good Hang with Amy Poehler.

Mesmo após o encerramento das filmagens, há quase um ano, Damon afirmou que ainda não voltou a consumir alimentos com glúten, embora admita que a adaptação tenha sido difícil.

Em entrevista concedida ao podcast New Heights, em janeiro, o ator contou que iniciou a preparação pesando aproximadamente 90 quilos e terminou o processo com 76 quilos, uma redução de cerca de 15 quilos. “Sou um grande fã de pão e cerveja, massa e pizza e tudo isso”, brincou. “Mas me sinto melhor.”

Damon explicou que, em trabalhos anteriores, frequentemente deixava outros compromissos interferirem na preparação física. Desta vez, afirmou que decidiu manter disciplina total para alcançar o resultado exigido pela produção.

“Agora, não teve essa de planejar e agora foi tipo ‘é isso mesmo’. Só pisar fundo no acelerador e pronto. E essa é a única maneira de fazer isso, e comer um pouco menos.”

“A Odisseia” é uma das produções mais aguardadas do ano e marca uma nova parceria entre Matt Damon e o diretor Christopher Nolan, responsável por filmes como “Oppenheimer” (2023) e “Interestelar”. Além de Damon no papel principal, o elenco reúne Anne Hathaway, Zendaya, Tom Holland e Elliot Page.