BUSCAR
BUSCAR
Isolamento
Torcida do América passará por “corredor” para entrar no Frasqueirão nesta quarta
Além da instalação dos tapumes, o esquema de segurança para o clássico terá 640 homens da Polícia Militar. Diretoria do América manifestou “preocupação” com o isolamento
Tiago Rebolo
19/02/2020 | 16:31

A torcida do América que comparecer ao Frasqueirão nesta quarta-feira (19), para a final do primeiro turno do Campeonato Potiguar, só terá acesso às arquibancadas se passar por uma área isolada por tapumes de ferro, instalados pela administração do estádio a pedido da Polícia Militar.

A instalação dos tapumes aconteceu pela manhã. O objetivo é evitar que a torcida do América entre em confronto com a do ABC, que estará em maior número no jogo.

De acordo com a PM, a colocação dos tapumes tem o intuito de proteger o torcedor americano, e não segregar a torcida. A intenção é dificultar que torcedores arremessem contra os adversários objetos que possam causar danos a pessoas ou patrimônios.

No início da tarde, a diretoria do América manifestou “preocupação” com o isolamento. Em ofício encaminhado ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, o clube questionou se a estrutura instalada pelo ABC no Frasqueirão oferece segurança aos torcedores.

“O América Futebol Clube entende que o seu torcedor não pode ter o direito de ir e vir limitado, e lembra que a responsabilidade é da equipe dona da casa, e que o cube não tem autonomia para alterar a logística do jogo, ficando a cargo do ABC Futebol clube, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, disse o presidente do América, Leonardo Bezerra, em mensagem enviada ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior.

Ao Agora RN, o Corpo de Bombeiros informou que uma equipe vistoriou os acessos do estádio na tarde desta quarta-feira e liberou a estrutura com tapumes. A corporação explicou que os tapumes formarão uma espécie de corredor para que os torcedores do América acessem a área que foi reservada para eles no Frasqueirão. A expectativa é que até 1,2 mil torcedores americanos compareçam ao estádio.

“O corredor tem uma largura compatível com a expectativa de público para a torcida do América. E não é a única rota de saída para quem sair pelo portão A. Existe tanto acesso ao estacionamento quanto uma saída de emergência”, explicou o capitão Gleidson, chefe do Apoio Técnico do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Além da instalação dos tapumes, o esquema de segurança para o clássico terá 640 homens da Polícia Militar. Estarão presentes agentes do Batalhão de Choque, de patrulhas motorizadas e da cavalaria. Para evitar confrontos, as torcidas organizadas serão concentradas e escoltadas até o estádio em horários distintos.

Além disso, um caminhão usado na Copa do Mundo de 2014 em Natal será será um Centro de Comando de Controle das polícias. Haverá também agentes de segurança infiltrados à paisana nas ruas.

A Polícia Civil se comprometeu a designar um delegado para atuar durante a partida de futebol. O escolhido foi o delegado Júlio Costa.

Toda a ação faz parte da campanha “Paz nos Estádios”, deflagrada nesta terça-feira (18) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Defensoria Pública Estadual, polícias Civil e Militar e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol.

O clássico entre ABC e América começa às 20h30, com transmissão da Rádio Agora FM (97,9). A equipe alvinegra, que joga em casa, tem a vantagem do empate. O vencedor do confronto leva a taça da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Estadual, e uma vaga na final geral da competição.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.