BUSCAR
BUSCAR
Opiniao
Coluna de Rodrigo Ferreira: Brasil é terceiro lugar em ranking da Fifa
Confira os destaques da Coluna de Rodrigo Ferreira, publicada na edição n° 7 do jornal Agora Parnamirim, de 17/06/2019
Rodrigo Ferreira
17/06/2019 | 11:32

A Fifa atualizou na última sexta-feira o seu ranking de seleções. E o Brasil manteve o terceiro lugar, atrás da líder Bélgica e da França. O destaque do Top 10 foi Portugal, de Cristiano Ronaldo, que subiu dois postos e alcançou a quinta posição. Um bom resultado, como o eventual título da Copa América, poderá levar os comandados de Tite para mais perto do topo. Ao mesmo tempo, franceses e belgas disputam partidas das Eliminatórias da Eurocopa de 2020. A Bélgica, semifinalista da Copa do Mundo da Rússia, ampliou ligeiramente sua vantagem na ponta, ao passar de 1.737 para 1.746 pontos. A Inglaterra, outra semifinalista do último Mundial, manteve a quarta colocação. Mas agora já sofre a ameaça de Portugal, que subiu para o quinto posto em razão do título da Liga das Nações da Uefa, no fim de semana passado. Diante desta subida, a Croácia perdeu um posto e figura agora em sexto. Em razão das recentes vitórias em amistosos, a seleção brasileira subiu de 1.676 para 1.681 pontos, ficando mais próximo da França. A atual campeã mundial oscilou para baixo, caindo de 1.734 para 1.718.

O NOME CERTO

Acertou em cheio a diretoria do ABC ao trazer de volta o técnico Roberto Fernandes para comandar a equipe na sequência da Série C. Após a saída de Sergio Soares, que teve 4 derrotas em 4 jogos, Bob Gel, como é conhecido, chega com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento para a última divisão do País.

NÃO É MILAGREIRO

Apesar de um ótimo nome, Roberto Fernandes não é milagreiro. Vai precisar do empenho de todos, principalmente do elenco, para tirar o ABC dessa situação. Sergio Soares saiu dando declarações que deram margens ao entendimento de que o elenco não estava 100% focado. Se não tiver mesmo, complica.

RETROSPECTO

Pelo menos nos números, Roberto é muito eficiente em salvar equipes desesperadas. Inclusive, já conseguiu isso com o próprio ABC em 2013, livrando o time na Série B do Brasileirão. No ano passado, fez o mesmo com o Santa Cruz na Série C e com o CRB na Série B. É iluminado, vamos torcer para que alcance o objetivo mais uma vez.

SAIU, MAS FICOU

É o caso de Giscard Salton, agora assessor da presidência do ABC. Ele, que ocupava o cargo de executivo de futebol desde dezembro de 2017, não está mais nessa função. Ele não mais participará ativamente da montagem do elenco abecedista, mas sim atuará apenas como um negociador de atletas, o que tem feito muito bem.

ADVERSÁRIO

O América conheceu na Justiça o seu adversário na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Após o Bahia de Feira perder três pontos por escalação irregular de um atleta, o América de Pernambuco foi quem avançou de fase e vai encarar o Alvirrubro natalense. O primeiro jogo é nesta terça-feira, às 20h, em Paulista-PE.

CONHECIDO

Além de ter uma equipe mais qualificada, o América daqui tem como trunfo para esse mata-mata o fato de já ter encarado o América-PE na fase de grupos. Em dois jogos, o Alvirrubro venceu por 4 a 0 em Natal e empatou por 0 a 0 em Pernambuco. Se repetir a dose, tem vaga assegurada na terceira fase do torneio.

CAMINHO LONGO

Além deste primeiro mata-mata válido pela segunda fase, o América, se quiser subir para a Série C, terá de passar por mais duas séries de confrontos de ida e volta. Somente se vencer o terceiro é que garante uma vaga na terceirona do ano que vem. Se cair antes, volta tudo outra vez. É matar ou morrer.

TROCANDO PNEUS

O Globo decidiu dispensar alguns jogadores durante a Série C. Logo depois do revés para o Botafogo-PB em João Pessoa, a Águia conversou com o goleiro Wadson e os atacantes Cristiano Sergipano e Hudson e chegou a um acordo amigável para rescisão dos contratos. Os três atletas não vinham rendendo o esperado.

WADSON

No caso do goleiro, diversas falhas que ele cometeu na competição até agora foram determinantes para sua saída. O interessante é que ele foi eleito neste ano o melhor goleiro do Campeonato Potiguar, em votação feita por jornalistas, mas caiu muito de rendimento durante o Brasileirão. Sorte para ele onde for seguir.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.