BUSCAR
BUSCAR
Paradesporto

Atletas potiguares dominam Meeting Paralímpico de Natação com 38 medalhas, incluindo 30 de ouro

Sadef-RN brilha em João Pessoa com jovens promessas como Davi, 14 anos, e veterana Rildene, 50, que somam conquistas e inspiram nova geração
Redação
09/06/2025 | 15:23

A delegação da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef) voltou de João Pessoa (PB) com 38 medalhas – 30 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze – no Meeting Paralímpico de Natação. Entre os 16 atletas potiguares no pódio, destacam-se o jovem Davi Soares, 14 anos, autista que estreou em competições adultas com ouro nos 200m livre, e a veterana Rildene Fonseca, 50, tetracampeã paralímpica que somou mais dois ouros (50m costa e 50m peito).

Quando Davi nasceu, a paratleta potiguar Rildene Fonseca já tinha 4 paralímpiadas no currículo: Barcelona (1992), Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). E hoje ela mostra que mesmo dividindo o tempo entre trabalho, maternidade e treinos, ainda tem fôlego nas piscinas. A paratleta foi ouro nos 50m costa e 50m peito, e é referência para os mais jovens, como Davi, com quem divide a piscina e ainda dá conselhos.

Meeting Paralímpico de Natação
Evento reuniu paratletas de todo o país; equipe do RN teve 16 pódios com destaques em provas de velocidade e resistência. | Foto: Divulgação

Competições como o Meeting são oportunidades que devem ser aproveitadas também para se divertir, fazer amigos e conhecer outras culturas e realidades. O esporte me fez conhecer o mundo e todos têm potencial para conhecer também”, incentivou a potiguar, que também disputou os Jogos do Rio, em 2016.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Essa diferença de idade no pódio é celebrada pelo presidente da Sadef, Dário Gomes. “Isso prova que a natação paralímpica do RN, além de ter um passado brilhante, tem um futuro promissor. Já são várias gerações de talentos revelados nas piscinas potiguares, e a Sadef trabalha para que essa história continue, e novos nomes continuem surgindo e orgulhando nosso Estado e o país”.

O Meeting Paralímpico tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o Brasil e conta com a participação de novos talentos e atletas de elite.

A Sadef ainda teve os seguintes medalhistas: Aparecida Vitória (4 ouros), Artur Sipauba (1 prata, 1 bronze), Elias Borges (5 ouros), Erikson Diego (2 ouros, 2 pratas), Fernando Bernardo (1 ouro, 1 prata), Francisco José (1 ouro), Gabriel dos Santos (1 prata), Gustavo Pimentel (3 ouros), José Gustavo (4 ouros), José Luan (1 ouro), Maria Claudia (4 ouros), Nelio Almeida (2 ouros), Paulo Ewerton (1 prata), Widemberg Miranda (1 bronze).

NOTÍCIAS RELACIONADAS