O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) formalizaram uma parceria para ampliar a participação de produtos potiguares no mercado internacional. O acordo foi firmado durante o Seminário Motores do Desenvolvimento, realizado na abertura das atividades da Agência Sebrae na Festa do Boi, com apoio da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A cooperação terá vigência prevista de cinco anos e busca preparar micro e pequenas empresas para atuar no comércio exterior. O Protocolo de Intenções estabelece uma agenda conjunta de ações voltadas à qualificação de empreendedores e à promoção comercial de produtos e marcas do Estado.

Entre as medidas previstas estão a participação em feiras internacionais, rodadas de negócios e missões comerciais. O plano de trabalho está organizado em três frentes: disseminação de informações sobre mercados externos, capacitação para exportação e promoção comercial internacional.
A iniciativa também prevê a realização de seminários virtuais, transmissões ao vivo e atividades de orientação sobre mercados considerados prioritários. Outra medida será a criação de um módulo da Caravana do Agro Exportador dentro do Programa de Qualificação para Exportação do Sebrae-RN. A proposta é oferecer informações sobre exigências comerciais, oportunidades de negócios e preparação necessária para empresas interessadas em iniciar ou ampliar operações internacionais.
Para o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, a cooperação permitirá aproximar os empreendedores de informações e oportunidades comerciais fora do País. “A internacionalização exige preparo, informação e conexão com oportunidades. A parceria com o Mapa fortalece esse caminho ao aproximar os pequenos negócios potiguares de conhecimento e de mercados estratégicos, criando condições para que produtos do Rio Grande do Norte possam conquistar novos espaços no cenário internacional”, afirmou.
A cooperação será desenvolvida com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa e prevê a elaboração de um calendário anual de feiras internacionais. A seleção dos eventos deverá considerar o potencial de cada mercado e consultas aos empreendedores, permitindo identificar destinos comerciais compatíveis com os produtos potiguares. O acordo também contempla a participação conjunta em rodadas de negócios e missões internacionais.
O plano estabelece ainda a possibilidade de oferecer preparação específica para empresas selecionadas e subsídios para passagens aéreas, conforme o potencial exportador e o nível de maturidade dos negócios. A medida pretende reduzir parte das dificuldades enfrentadas por pequenos empreendedores para participar de eventos internacionais, especialmente os custos de deslocamento e a necessidade de conhecimento sobre exigências e sanitárias. A ampliação das exportade pequenas empresas já as ações do Sebrae-RN. análise publicada em feveo superintendente Zeca apontou que a particidesses negócios no coexterior potiguar ainda reduzida, apesar de sua pre-
na economia estadual. ele, os pequenos nerespondem por 98,14% empregos formais e repre- 36,6% do Produto In- Bruto do Estado. A formalização do acordo durante a 64ª edição da do Boi, que será realizada o dia 17 deste mês, no Par- Aristófanes Fernandes, em A Agência Sebrae uma área de 5 mil metros com programação à capacitação, exposição produtos, tecnologia e oporcomerciais. O espaço reúne empresas pardo movimento Feito iniciativa de valorizada produção estadual. Com duração prevista de anos, a parceria deverá esforços na preparadas empresas para atender exigências de compradores e ampliar sua preem eventos comerciais. A das exportações deda capacidade de proda adequação dos pro- às regras dos países ime da construção de comerciais com cominternacionais.