BUSCAR
BUSCAR
Competitividade
Projeto do Sebrae quer ampliar em 10% clientes de marcas potiguares
As empresas terão acesso a consultorias tecnológicas nas áreas de produtos
Por Redação
08/03/2017 | 18:50

O Sebrae no Rio Grande do Norte está concentrando esforços para aumentar a competitividade das empresas ligadas ao segmento de moda. O Projeto Desenvolvimento da Indústria e Varejo da Moda deverá atender 140 empresas de pequeno porte da indústria e varejo com consultorias nas áreas de gestão, produtos, processos e sustentabilidade, além de missões empresariais e ações de acesso a novos mercados. O projeto foi apresentado aos empresários nessa quarta-feira (8), quando os participantes traçaram um plano estratégico de ações prioritárias a serem implementadas até o fim de 2018.

De acordo com a gestora do projeto, Verônica Melo, o objetivo é aumentar a competitividade da indústria da moda, fortalecendo a imagem e a identidade das marcas criando condições para acessar novos mercado de forma inovadora e com produtos de maior valor agregado. Cerca de 40 empresários participaram do encontro, que contou com a presença da gerente da Unidade de Comércio e Serviço, Maíza Pinheiro, e da gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Alinne Dantas – ambas as unidades deverão atuar também no projeto.

Para a indústria, serão ofertadas ações na área de gestão empresarial, inovação e tecnologia e mercado, inclusive com a realização de missões empresariais. No varejo, serão trabalhadas as seguintes áreas: diagnóstico, finanças, operação de loja, mercado e inovação.

A iniciativa vai atuar em três frentes: a indústria da moda das regiões do Seridó e do Litoral, as facções instaladas em todas as regiões do estado e o varejo de moda do núcleo de Petrópolis, um dos principais polos de moda da capital, atendendo empresários que têm marca própria e lojas multimarcas.

Resultados

A meta do programa é aumentar o número de clientes das marcas participantes no mercado nacional em até 5% até o fim do ano e em 10% até 2018. Na área de produtividade, a expectativa é ampliar a produção de peças por funcionários em 5% e 8% em 2017 e 2018 respectivamente, além de elevar em até 15% o número de negócios com produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados.

O projeto pretende viabilizar às empresas participantes o acesso a serviços tecnológicos e de inovação, visando a melhoria de processos, produtos e serviços, bem como a introdução de inovações nas empresas e mercados. Estão programadas missões técnicas, entre elas à Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil (Maquintex) e, em função de um convênio nacional com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), participação na São Paulo Fashion Week (SPFW), SPFW Day, Projeto Estufa e Top Five.

As empresas terão acesso a consultorias tecnológicas nas áreas de produtos (desenvolvimento de coleção, desenvolvimento de estamparia, desenvolvimento da marca e materiais promocionais, registro de marca, produção de moda, vitrinismo e visual merchandising), serviços digitais (design Gráfico, identidade Visual, web design, site e e-commerce), processo produtivo (balanceamento da linha de produção, aumento da produtividade, redução de estoque, elaboração de custos, preço de venda, planejamento e controle da produção), gestão (gestão financeira, gestão de pessoas, abertura e legalização de empresas) e sustentabilidade (saúde e segurança, licenciamento ambiental e eficiência energética). Até 70% do valor das consultorias serão subsidiados pelo Sebrae, através do Sebraetec.

Está prevista a participação das empresas potiguares, de acordo com o segmento, em grandes eventos nacionais e internacionais, como a FIT (moda infantil e bebê) em São Paulo, o Minas Trend (moda feminina e acessórios) em Belo Horizonte, a ExpoNutrition (moda fitness) no Rio de Janeiro, Swim Show (moda praia) na Flórida. Tudo isso com subsídios de 85% no espaço dos estandes.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.