O Banco Central lança nesta segunda-feira 13 o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos que permite aos usuários autorizar transações recorrentes e padronizadas pelo aplicativo do banco. Contas de água, luz, gás, internet, mensalidades escolares e serviços financeiros, como seguros, podem ser pagas automaticamente.
Como funciona o Pix Automático?
O mecanismo funciona de forma semelhante ao débito automático, mas com maior flexibilidade. Segundo o Banco Central, basta autorizar a operação uma vez pelo aplicativo ou internet banking. É possível definir regras, como valor máximo por pagamento, uso do cheque especial caso não haja saldo suficiente e recebimento ou não de notificações sobre os agendamentos. A ativação também pode ser feita por QR Code ou Pix Copia e Cola.

Para empresas, é necessário contato com o gerente ou ida à agência para cadastrar o serviço. As cobranças podem ser configuradas para ocorrer semanalmente, mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. O serviço é gratuito para pessoas físicas, enquanto empresas devem pagar uma taxa, mas inferior ao débito automático tradicional.
Qual a diferença entre o Pix e o débito automático?
O Pix Automático apresenta vantagens em relação ao débito tradicional. “Com o Pix Automático, a empresa que se cadastrar no sistema do BC poderá receber de qualquer pessoa os pagamentos automáticos, independentemente do banco ser o mesmo ou não”, explica o BC. Além disso, a ferramenta permite pagamentos 24 horas por dia, todos os dias da semana, enquanto o débito automático funciona apenas em dias úteis e horários específicos de cada banco.
É possível cancelar o Pix Automático?
O cancelamento do Pix Automático é imediato, mas agendamentos previstos para o mesmo dia são mantidos. Em caso de cobranças indevidas ou fraude, o ressarcimento pode ser solicitado pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED), com devolução obrigatória quando houver erro do banco. Em casos de golpe ou fraude, a devolução depende de análise e concordância entre os bancos envolvidos.
Quais os benefícios?
O Banco Central aponta benefícios como praticidade, redução da inadimplência e maior inclusão financeira, já que não é necessário ter cartão de crédito — realidade de cerca de 60% da população de baixa renda. Em 2024, 76,4% dos brasileiros usavam Pix, 51,6% cartão de crédito e 32,8% débito automático, segundo pesquisa do BC.