A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) apresenta, na próxima quarta-feira 28, às 19h30, o concerto gratuito “Uma Noite na Argentina”, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), no bairro da Ribeira, em Natal. A apresentação terá regência do maestro argentino Martin Fraile Milstein e reunirá obras de compositores da Argentina e do Brasil.
Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente a partir das 9h de segunda-feira 26, pela plataforma Sympla. Também haverá distribuição presencial na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação, conforme a disponibilidade. O público poderá contribuir com a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.

Leia mais: Natal oficializa Dia da Cultura Geek e prevê atividades culturais
O concerto integra o Projeto Movimento Sinfônico e terá como tema “Caminhos Latino-Americanos”. O repertório reúne composições que representam diferentes períodos e influências da música argentina, além de uma obra brasileira.
Segundo o maestro Martin Fraile Milstein, a proposta é apresentar as semelhanças e diferenças entre as tradições musicais dos dois países, considerando as influências culturais que contribuíram para a formação de suas identidades.
Leia mais: Espetáculo ‘Santo’ reúne dança e teatro em apresentações gratuitas na UFRN
“Sempre me fascinou pensar em quanto as tradições musicais da Argentina e do Brasil têm em comum e, ao mesmo tempo, em como são diferentes suas formas de expressão. Compartilhamos histórias, territórios, influências europeias, indígenas e africanas, além de uma relação muito profunda entre a música e a nossa identidade. Por outro lado, cada país encontrou sua própria maneira de cantar, dançar, sentir o ritmo e transformar essas experiências em música”, afirmou o maestro.
Entre as obras selecionadas estão duas composições de Astor Piazzolla, conhecido por suas contribuições à renovação do tango argentino: “Tangazo – Variações sobre Buenos Aires para orquestra” e “Escualo”.
O programa também inclui “Abertura de Concerto”, de Alberto Williams; “Poema Sinfônico nº 1 – Sobre os Cristais do Mundo”, de Mauricio Charbonnier; e “Suíte Estância”, de Alberto Ginastera, inspirada na cultura dos pampas argentinos.
Leia mais: Alecrim celebra 115 anos com ações para fortalecer o comércio
O encerramento será com “Dança Brasileira nº 1”, do compositor brasileiro Camargo Guarnieri. Além do concerto, o Projeto Movimento Sinfônico realizará duas atividades educativas voltadas a estudantes, também no Teatro Alberto Maranhão.
Na quarta-feira 28, às 14h, será realizado um ensaio aberto, no qual os alunos poderão acompanhar a preparação dos músicos e conhecer os bastidores de uma apresentação orquestral.
Leia mais: Procura pela primeira CNH cresce 86% no RN
Na quinta-feira 29, acontece o Concerto Didático, sob regência do maestro Willames Costa.
Serviço
- Evento: Concerto “Uma Noite na Argentina”
- Data: Quarta-feira 28 de outubro
- Horário: 19h30
- Local: Teatro Alberto Maranhão, Praça Augusto Severo, Ribeira, Natal
- Entrada: Gratuita
- Ingressos: Disponíveis a partir de segunda-feira 26, às 9h, pela plataforma Sympla.
- Ensaio aberto: Quarta-feira 28, às 14h
- Concerto didático: Quinta-feira 29, às 8h30