BUSCAR
BUSCAR
Coluna Social

Uma tarde agradável com Gorete Tito

Confira a coluna de Simone Silva desta quinta-feira 06
Simone Silva
06/02/2025 | 07:17

Receber alguém em casa: ato de recepcionar, acolher, abrigar. Quando se trata de Gorete Tito, os adjetivos são pequenos. Quando ela decide abrir suas portas a alguém, é como se enviasse um convite formal e dissesse: seja bem vindo ao meu coração. Foi isso que fez ontem numa tarde para lá de agradável em sua casa de veraneio no Porto Brasil. Reuniu os mais chegados de convivência do colunismo potiguar para celebrar a amizade e a vida. Um a um foram chegando e sendo conduzidos à varanda da bela casa, emoldurada pelo mar de Pirangi. Como muitos sabem, a anfitrião é expert em mesa posta e como não poderia deixar de ser preparou uma especial, tendo esculturas de sereia como figura principal e uma louça com motivos de frutos do mar. Claro que contando com cardápio impresso e identificador de lugar, com o nome de cada convidado.

O esmero estava presente em cada detalhe. Atenciosa, providenciou a bebida de preferência de cada um, de uísque Johnnie Walker Green Label, passando pelos espumantes Brut e Ice da Cava Freixenet. até Coca KS para os abstêmios. E entre papos, risos e histórias se deslumbrou um impecável e farto cardápio de cinco deliciosas entradas: brie crocante, casquinho de caranguejo, lagosta na nata, arroz de ossobuco e salada de bacalhau. Quando se imaginava que não cabia mais nada, foram servidos dois execelentes risotos: filé de sol e camarão. Mas não parou por aí, duas sobremesas coroaram a farra gastronômica: pudim de claras e a cocada de rapadura, essa (assim como torradinhas inigualáveis) é uma tradição nas recepções da casa, tudo preparado pelo chef da família Franco Ernesto.

A tarde foi finalizada dentro da residência dos Tito, numa segunda (e não menos bela) mesa posta, com tema laranjas e pássaros, onde igualmente se podia lê o nome de todos os presentes: da crônica social, Eliana Lima, Liege Barbalho, Hilneth Correia, Bebeto Torres, Toinho Silveira e Rodrigo Loureiro, além da coluna, Roberta Pimenta e Aimberê Câmara, amigo da anfitriã. A música de Valério Souto foi a cereja do bolo. Saber receber é isso, reunir uma turma boa de braços abertos e sorver cada segundo dessa experiência. Foram momentos delicados e já memoráveis que certamente nenhum dos presentes irá esquecer. Como fio condutor de tudo isso, Gorete Tito, uma das grandes damas da nossa sociedade, que sabe ser amiga, por isso recebe como ninguém.

Ft 1 hilneth
Gorete Tito ladeada por Hilneth Correia e Eliana Lima. Foto: Cedida