BUSCAR
BUSCAR
Coluna Social

Tudo com Luciana Tito

Confira a coluna de Simone Silva deste sábado
Simone Silva
11/05/2024 | 10:11

Se há uma jornalista no RN que entende de varejo, o nome dela é LUCIANA TITO, 46. Por isso ela se transformou na “queridinha do comércio”. O nome lhe é justo e apropriado não só pelas qualidades profissionais, conquistadas com dedicação, estudo e esforço, mas muito pelos pessoais. Num meio competitivo e por vezes agressivo ela sabe ser apaziguadora. Não que não saiba brigar. Sabe. Mas escolhe bem pelo que, por quem e em que momento lutar. Já se vão 20 anos dedicados à comunicação, dos quais 12 na Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, local que conseguiu coisa rara: ser ouvida pelos empreendedores e se ajustar aos mais diversos modos de gestão da entidade, que ele exalta, defende e engrandece. Pode-se dizer que se encontrou entre o comércio e a comunicação, onde atuou nos principais veículos e teve professores como o saudoso Luciano Herbet, importante jornalista que a orientou sobre a base da assessoria de imprensa. E pensar que a menina tímida, que perdeu a mãe aos dois anos de idade, queria ser psicóloga. De sobrenome imponente, Tito é uma mulher de sorriso largo, que tem uma imensa alegria de viver. Que fez das próprias dores e fragilidades ferramentas de transformação. Sorridente, valente, boa ouvinte, é a pessoa que fala verdades e acolhe ao mesmo tempo. Está longe de ser egocêntrica. Voa alto, mas adora suas raízes. Quem a tem por perto sabe que é luz e farol para os que acreditam que podem, com trabalho, transformar vidas e criar oportunidades. É a incrível mãe de Danilo e Giovana, nossa segunda homenageada de maio. “A maternidade é um desafio e uma aventura que eu jamais pensei que seria. Meus filhos me ensinaram muito sobre a vida”.

O que te atrai no segmento do comércio e onde ele se encontra com a comunicação?

Luciana Tito é a entrevistada deste sábado / Foto: reprodução - instagram
Luciana Tito é a entrevistada deste sábado / Foto: reprodução - instagram

O poder transformador de vidas e realidades que ele possui. O varejo é repleto de oportunidades, urgências e pendências. É feito de pessoas para pessoas, e se tem uma coisa que eu gosto é analisar o comportamento das pessoas, nesse caso, dos consumidores. Costumo dizer que a comunicação está em todos os cenários. Eles se encontram como meio e fim. Para vender é preciso se comunicar, se conectar com o cliente, porém, só se conecta quem se comunica de verdade. Quem escuta o consumidor, quem olha de verdade para ele. Quem sabe interpretar e fazer uso de todas as comunicações, verbal, visual, gestual se destaca no mercado.

Qual principal desafio das duas áreas?

Ambas são de extrema relevância para o desenvolvimento da cidade e da população. Eles também possuem grandes dificuldades de se manterem vivos e ativos. Para ambas as atividades se exige estratégia, malabarismo, inovação, determinação, foco, equilíbrio e planejamento, infelizmente nem todo mundo quer pagar esse preço. Hoje as pessoas estão cada vez mais imediatistas, querendo o sucesso do outro, desde que pulem as etapas difíceis.

Como vê o varejo potiguar? O que sobra é o que falta?

Nosso varejo é forte, sobra competência, determinação e foco. Há histórias inspiradoras e de muitas batalhas. De pessoas que por anos ficaram com a barriga no balcão, vendendo, atendendo, fortalecendo o comércio e a economia. Hoje são grandes, mas começaram pequenos, vivenciaram e superaram muitas crises. Porém ainda excelência. Preocupação real com o cliente, colaborador, com a experiência. Temos ilhas de excelência. Mas a verdade é que a maioria está focada nos lucros e esquece as pessoas. Não sabem elas que são as pessoas e as experiências que darão a elas o lucro.

O que mais gosta no seu trabalho e o que não?

Eu gosto de conhecer histórias, pessoas. Me inspira e me motiva. O jornalismo e o comércio me proporcionam isso. É lindo. Enche o coração, e às vezes aflige também, afinal nem todos os dias temos histórias felizes para contar. Não gosto da falta de ética e compromisso de alguns profissionais. Hoje muitos acreditam ser jornalistas e mentores, prefiro me abster.

Qual sua maior experiência profissional e pessoal?

Profissional e eu digo que todos os dias é uma experiência nova. Mas recentemente, subir em um palco e falar para 3 mil pessoas durante o Future-se promovido pela CDL Natal foi diferente de tudo que eu tinha planejado lá atrás aos 18 anos quando decidi seguir carreira de jornalismo. Minha maior experiência pessoal é ser mãe. Ser o porto seguro, inspiração e exemplo para meus filhos. As vezes penso, será que estou no caminho certo? Mas quando vejo os jovens que eles são hoje, fico feliz.

Como é educar dois adolescentes?

Eu digo que tive sorte. Meus filhos são calmos, compreensivos, parceiros, amigos. Em nossa casa a conversa é diária. Desde pequenos ensinei que nossas ações e escolhas têm consequências, e que temos de assumir seja elas boas ou ruins. Que mentira não dura a vida toda e que falar a verdade e fazer o certo, por mais difícil que seja, é o melhor caminho.

SAIBA TUDO

A advogada e empresária Rayana França vem aproveitando dias ensolarados em Bali, ilha da Indonésia conhecida por suas montanhas vulcânicas repletas de florestas, belas praias e recifes de coral. A ilha abriga também locais religiosos.

O empresário potiguar André Dantas assume o gerenciamento da carreira do cantor Waldonys, que passa por um novo momento. Andrezinho como muitos conhecem está no showbussines há 20 anos e há 10 atua junto a Dorgival Dantas.

Quem comprou, comprou. Quem não comprou vai ficar de fora do Arraiá do Tábua de Carne, o mais charmoso e disputado da cidade. Os últimos acessos devem se esgotar neste final de semana. O evento ocorre dia 29 de maio, véspera de feriado, prometendo surpresas.

O almoço das Mães, amanhã, promete ser muito especial no Versailles Recepções. O menu impecável, a música agradável e até o espaço kids compõem a atmosfera ideal para a data. É já uma tradição na cidade.

O empresário Arituba Turismo, Abdon Gosson, participou em São Paulo essa semana do ILTM, maior evento de turismo de luxo da América Latina, feira rica em detalhes e informações, com novos players, empresas e muito dinâmica.

Elas movimentam: evento sobre influência digital conta com presença de Mônica Salgado
Confira a coluna de Simone Silva nesta quarta-feira 19
19/06/2024 às 08:31
Sem anariê, sem alavantú; a tradição da dança vem perdendo força nos últimos anos
Confira a coluna de Simone Silva desta terça-feira 18
18/06/2024 às 08:26
Tudo com José Fernandez
Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 15
15/06/2024 às 09:25
Depois de 35 anos de trabalho, donos do restaurante e boate Guinza se aposentarão
Confira a coluna de Simone Silva desta sexta-feira 14
14/06/2024 às 09:17
Padronização labial
Confira a coluna de Simone Silva desta quinta-feira 13
13/06/2024 às 08:18
A nova flor e a flor
Confira a coluna de Simone Silva desta quarta-feira 12
12/06/2024 às 08:23
Potiguar na Mondepars
Confira a coluna de Simone Silva Neto desta terça-feira 11
11/06/2024 às 08:53
Tudo com Palone Leão
Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 8
08/06/2024 às 10:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.