BUSCAR
BUSCAR
Coluna social

Tudo com Karla Fonseca

Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 8
Simone Silva
08/03/2025 | 08:03

Mossoroense, 46 anos, KARLA FONSECA nasceu viajante. A primeira jornada foi deixar a capital do Alto Oeste e vir para Natal, ainda aos três anos, em companhia dos pais, dois professores da UFRN, reconhecidos pelos princípios éticos e de quem herdou a sede por conhecimento. Costuma dizer que teve sorte em pertencer a essa família. E foi acompanhando o pai numa viagem que despertou para sua área de atuação: o turismo. Para ela foi o segmento que a escolheu, tanto que se especializou em marketing. Depois de passagem por empresas áreas, receptivos e hotéis, hoje atua com a própria consultoria em hotelaria, com nome conceituado e respeitada no mercado. É ainda executiva de contas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Por causa disso mantém uma rotina intensa, seu sobrenome é acelerada, porque deseja fazer tudo ao mesmo tempo, com um detalhe: de forma sempre organizada. Uma das manias é preparar o dia seguinte de forma meticulosa, anotando cada passo, de cada horário. Se dedica 100% ao que faz. Mesmo vivendo o segmento há 25 anos continua apaixonada, só reclama da falta de capacitação profissional. Entende que trabalha com o sonho das pessoas que planejam viagens e desejam novas experiências principalmente de hospedagem. Aí entra seu talento, adequar os locais aos novos tempos e necessidades. Apesar do foco no trabalho leva a vida de forma leve. A mulher que desbravou sozinha Portugal, que não viaja sem falar com a mãe, que adora bater metas e sonha ir a Tailândia e ter uma casa na serra, pode ser resumida numa palavra: determinação.

Quando, como e porque escolheu atuar com turismo ?

image
Mossoroense, 46 anos, KARLA FONSECA nasceu viajante. - Foto: reprodução

Na verdade vivo o turismo desde criança, quando já amava viajar com minha família e meus pais. Mas a luz acendeu, quando fui para São Paulo. Meu pai foi defender a tese de doutorado e lá conheci uma filha de um amigo dele que trabalhava na TAM. Eu me encantei com o que ela falava. Voltei para Natal decidida a abandonar o curso de letras e fazer turismo. Eu costumo falar que foi uma das melhores escolhas que fiz na vida. Comecei em 2000, como estagiária na então lucknataltur, depois fui na TAM linhas aéreas, até ser fisgada e me apaixonar pela hotelaria. Meu primeiro Hotel foi o Vila do Mar. Aprendi muito com Emanuelle Barreto. Descobrir uma Karla que eu nem sabia que existia.

Como analisa o segmento em geral e o mercado potiguar ?

Nosso segmento sofreu muito na pandemia, e agora está voltando ao normal. Ou melhor, voltou até melhor que antes da pandemia. Vários hotéis começarem a olhar para o mercado regional, para as mídias digitais e com isso vierem oportunidades para outros profissionais. Nosso estado sempre foi atuante, acredito que com a chegada de mais um all inclusive recentemente, estamos no caminho certo. Mas precisamos ter mais investimentos principalmente em estradas e melhorar também nosdo aeroporto.

Porque ser consultora e em que consiste seu trabalho?

A consultoria é um dos pool de mercado, que está em ascensão, nela há a possibilidade de trabalhar com segmentos distintos da hotelaria. Tanto nos pequenos meios de hospedagem, público de lazer e turismo de luxo. Sem contar com a oportunidade de capacitar de forma adequada cada um. Me cabe apresentar todas as possibilidades possíveis que a hotelaria ainda não tenha conhecimento. Explorar o máximo de cada produto, tirar cada um da zona de conforto e prepará-los para o novo. Atuo com segurança e tenho credibilidade no mercado.

Quais as principais tendências?

Mídias digital e mercado de luxo, este deixa 04 vezes mais que outro mercado no destino. O público é mais exigente, gosta de restaurantes, excelentes hotéis e temos em nosso estado produtos nesse segmento em Natal, pipa e São Miguel do Gostodo .

Quem te inspira, o que te inquieta e o que mais gosta e não no trabalho ?

Abdon Gosson me inspira. É um empresário mente aberta, inteligentíssimo, que ensina e passa seu vasto conhecimento. Sou inquieta, quero sempre descobrir algo mais, fazer cursos, aprender, passar conhecimento para meus clientes e ser o diferencial. Sou uma apaixonada pelo meu trabalho, não existe o que eu não goste. Mas o que me encanta é a oportunidades de conhecer lugares, pessoas, me conectar com elas.

O que você acha que pouca gente sabe sobre você ?

Nada, aprendi a demonstrar e falar para as pessoas só o que acho necessário . Não gosto de mostrar defeitos, fraquezas, para as pessoas. Nem sempre isso é bom, pois passamos uma imagem de Fortaleza quando muitas vezes queremos ser cuidadas.

Para você, o que é sabedoria ?

Viver a vida sem entrar em atritos ou guerras desnecessárias

SAIBA TUDO

  • Nasceu Levi, segundo filho de Larissa Monte e André Machado que moram no Canadá e já são pais de Laura. Aqui, em Natal, os avós maternos Nilza Rego e Ronaldo Azevedo comemoram alegres a chegado do segundo e fofinho neto.
  • O bar mais charmoso de Ponta Negra, a maior vitrine da praia, o Mirante Beach, tem programação especial hoje, dia internacional da Mulher, com ser feminino com Aline Barros, Bia Chaccon e Bia Queiroz feat Dyana Alves. Ainda drinks e sorteios.
  • A associação de Moda do RN e o Sebrae promovem dia 14/03 workshop Costurando IA, com três experts de confecção e digital: Eduardi Christian, Kaká Sabocinski e Chai Dermach. Vão ensinar o uso de inteligência artificial em todas as fases de produção.
  • A governadora Fátima Bezerra assinou ontem decreto regulamentando lei de autoria da ex-deputada estadual Márcia Maia que estabelece cota de 5% de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica em terceirizadas contratadas pelo governo.
  • Próxima terça-feira, às 18h, na Livraria Nobel do Praia Shopping a psicóloga carreira brilhante na Alta Gestão, Sâmela Gomes lança livro que narra sua trajetória “De Professora a Presidente: Os Oito Mantras que Mudaram a Minha Vida”