BUSCAR
BUSCAR
Coluna social

Tudo com Fabiana Lira

Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 18
Simone Silva
18/05/2024 | 09:06

A culinária é uma atividade de permanente fazer, modificar; uma química, uma fabrica de alimentos que se transformam em delicias”. @chef_fabianalira

Se uma pessoa fosse um doce, daqueles deliciosos que a cada garfada a gente vai gostando e querendo mais, esse doce teria um nome: FABIANA LIRA. A alagoana de 38 anos que veio para Natal a passeio em 2005 e terminou ficando por aqui para estudar Direito – área na qual se formou, atuou e teve o próprio escritório – deixou de lado o mundo das leis e códigos para se dedicar a sua verdadeira vocação: a gastronomia. Empresária da área é proprietária do @engenhocluniario, um espaço de conhecimento, um empreendimento voltado para aulas curtas de culinária e pequenos eventos, sejam lá ou onde o cliente desejar. Ela não esconde que ama cozinha e que está realizada, mas inquieta, revela que ainda tem vários planos de crescimento nessa área. Seu outro amor é, sme duvida, a família. É, há 19 anos, apaixonada pelo juiz federal Ivan Lira, uma das mentes mais lúcidas e brilhantes do RN com quem tem dois filhos, Laura e Vicente. Segundo ela, os três sãos seus principais presentes trazidos pela vida. Apesar da aparente personalidade de calmaria, a chef é inquieta. Não gosta de ficar sem fazer nada, precisa criar, está entre receitas e panelas. Ser professora também é algo que a completa. Ela é o ingrediente secreto e principal do seu negócio. Acredita que, quem deseja se aventurar na cozinha não pode ter medo, só deve se planejar e fazer com amor, sem abrir mão de limpeza e organização. Observadora, gosta de fazer amizade, mas não é todo mundo que a conquista. No início é até fechada, mas logo vira o doce que é. Por isso é nossa terceira homenageada neste mês de maio, dedicado a mães e mulheres incríveis.

Tudo com Fabiana Lira
Tudo com Fabiana Lira - Foto: Reprodução/Instagram

COMO E QUANDO SURGIU SEU INTERESSE POR GASTRONOMIA?

Sempre gostei de cozinhar e com a passar do tempo fui me apaixonando cada vez mais, até que resolvi me graduar em Gastronomia de fazer pós-graduação em confeitaria e panificação. Daí foi pulo para abrir o Engenho Culinário, em 2018, seguindo a sugestão de uma amiga que é chef, além dos pedidos de outros amigos que queriam apreender a cozinhar.

QUAL A MELHOR PARTE DE COZINHAR, O MELHOR PRATO E O QUE AINDA FALTA PREPARAR?

A melhor parte é transformar os alimentos em pratos que agradem os destinatários, tanto pelo sabor como pela apresentação. Eu gosto de todos os pratos que faço e cada preparo tem um sabor único, especial. Ainda tenho muito a aprender, criar e retrabalhar sabores.

O QUE É COMER BEM EM NATAL E QUEM COZINHA BEM POR AQUI?

Escolher bons ambientes – tem muitos – escolher pratos que se adaptem ao paladar e ter boas companhias. Comer sozinha se transforma e obrigação e não em prazer. Temos muita gente boa, profissional ou amadora, nessa área. Listar é impossível.

DA PRA FAZER UM PRATO BACANA SEM UMA COZINHA SUPER EQUIPADA E COMO VÊ A GOURMETIZAÇAO?

Com toda certeza dá! Tanto um bom prato, como com poucos ingredientes. Acho a gourmetizacao uma forma de ampliar os limites de cozinhar com qualidade, além de ampliar o retorno financeiro.

QUEM OU O QUE INSPIRA VOCÊ?

A minha familia e os muitos chefs que acompanho. As descobertas na gastronomia. Uma permanente invenção.

O QUÊ VOCÊ DIRIA QUE A DEFINE, SUA MAIOR QUALIDADE E O QUE MUDARIA EM VOCÊ? E

stou sempre pronta para o que der e vier Me define; a qualidade é que gosto de ajudar as pessoas. Gostaria de ser menos acelerada, gosto de resolver tudo muito rápido e não tenho paciência com demora. Em uma palavra sou Gratidão.

O QUE AINDA FALTA PARA FABI E QUAL A GRANDE BELEZA DE SER VOCÊ?

Estou numa fase de que acho que tenho tudo que almejei, O que mais vier de bom será bem-vindo, porém hoje sou feliz com tudo que tenho.

SE CONSIDERA UMA INFLUENCIADORA?

Não. Uma orientadora, pode ser…A beleza é ser apenas eu, sem máscaras e deixar que as coisas aconteçam, quando devem acontecer.

SAIBA TUDO

  • Celebrando 20 anos de carreira, a cantora Mari Gadu apresenta em Natal novo projeto com as canções brasileiras que marcaram sua vida. Se apresenta dia 14 de junho no Teatro Riachuelo. Os ingressos já estão disponíveis no Uhuu.com.
  • Jonathan Grisot, Ivan Dott e Mateus Abreu da startup Hot Leads promovem próximos dias 25 e 26 de maio, a segunda edição do evento “Imersão em Anúncios On-line”, voltado para empresários e profissionais autônomos que querem virar mestres em divulgação digital.
  • Nos Estados Unidos, o amigo Toninho Magalhães participou da formatura do sobrinho Daniel, filho de sua irmã Karla Ximenes, no Thomas Aquinas College, uma faculdade católica particular de artes liberais, que fica em Santa Bárbara.
  • A bacana Ana Zélia Facci está envolvida nos preparativos do 8ª Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que ocorre em Natal no próximo final de semana. São esperadas 600 pessoas, integrantes dos Fiscos do Brasil, de Portugal e da Espanha
  • O Sesc RN oferece a partir de segunda, cursos de valorização social nas áreas de artesanato e culinária. Serão 200 vagas distribuídas em dez turmas em junho. As inscrições podem ser feitas até 24 de maio via internet ou nas centrais de relacionamento da entidade.

HAPPY BIRTHDAY

Andréia Rocha, Ana Zelia Facci, Priscila Freire, Markus Guedes, Armandinho José, Angélica Fernandes Azevêdo, Arnaldo Gaspar, Cefas Carvalho, Johnny Coiffeur.

Domingo

Fátima Bezerra, Heitor Gregório, Carla Bagnoli, Fausta de Paula, Cid Montenegro, Vanuzia Melo, Artur Fontes, Araken Faria, Giovanna Góis, Allan Pedroza, Olga Pinto

Segunda

Luciane Benfica, Lorena Santos, Juraci Lira, Phillipe Coutinho Oliveira, Ustana Góis, Márcio Freire e Ana Lúcia Mota

Elas movimentam: evento sobre influência digital conta com presença de Mônica Salgado
Confira a coluna de Simone Silva nesta quarta-feira 19
19/06/2024 às 08:31
Sem anariê, sem alavantú; a tradição da dança vem perdendo força nos últimos anos
Confira a coluna de Simone Silva desta terça-feira 18
18/06/2024 às 08:26
Tudo com José Fernandez
Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 15
15/06/2024 às 09:25
Depois de 35 anos de trabalho, donos do restaurante e boate Guinza se aposentarão
Confira a coluna de Simone Silva desta sexta-feira 14
14/06/2024 às 09:17
Padronização labial
Confira a coluna de Simone Silva desta quinta-feira 13
13/06/2024 às 08:18
A nova flor e a flor
Confira a coluna de Simone Silva desta quarta-feira 12
12/06/2024 às 08:23
Potiguar na Mondepars
Confira a coluna de Simone Silva Neto desta terça-feira 11
11/06/2024 às 08:53
Tudo com Palone Leão
Confira a coluna de Simone Silva deste sábado 8
08/06/2024 às 10:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.