Uma mulher que se define pela fé, determinação e alegria de viver, cuja sutil beleza e inteligência encantam. O jeito meigo, observador e perspicaz descreve ANA PAULA OLIVEIRA, 45, alguém que faz jus ao nome, cujo significado é graciosa, cheia de graça. Isso ela é. Ser Ana é ter uma identidade que se adapta — pode ser doce e suave, pode ser intensa e determinada. Jornalista formada, escolheu a comunicação por acreditar na força da palavra e na importância de informar com responsabilidade, além da paixão por contar histórias e pela vontade de contribuir para a sociedade por meio da profissão. Hoje, divide a assessoria política, a sua área de predileção, com a função de ser influenciadora gastronômica por meio do perfil @caminhodaformiga, que surgiu de forma natural, em virtude do afeto por doces e chocolates. É uma vitrine para divulgar lugares, sabores e histórias ligadas ao universo da comida. A escolha por esse nicho foi também uma forma de se reinventar, trazendo leveza e proximidade ao público. E ela gosta de novidades. Virou empreendedora com os produtos da Cacau Show. Encontrou na venda direta uma nova missão unindo comunicação e comércio. Além disso, é mãe dedicada de Leo Kleiber e Ana Luísa, esposa do jornalista Luciano Kleiber, declaradamente alguém em quem se inspira e admira. Usou suas principais qualidades, persistência e determinação, para eliminar 30 kg de 2024 para cá. Não por cobrança social, mas por desejo próprio. É autêntica. Não abre mão da essência, marcada pela alegria e pela coragem, para agradar ninguém.
Qual a beleza da comunicação?
Acredito que a comunicação é bela porque aproxima, transforma e dá sentido às experiências humanas. É através dela que histórias ganham vida, marcas se conectam com pessoas e sentimentos são compartilhados. É ponte entre mundos diferentes, capaz de gerar empatia e compreensão. No jornalismo, essa beleza se traduz em responsabilidade e impacto. No universo digital, em criatividade e proximidade com o público, que busca cada vez mais experiências sensoriais e narrativas valorizando conexões. As pessoas querem ver conteúdos naturais, não artificiais.

Quem te inspira nos trabalhos e na vida?
Na vida e no trabalho, me inspiro no jornalista Luciano Kleiber (meu esposo). Ele representa dedicação e profissionalismo. Um cara que acorda muito cedo para ler jornais e se atualizar diariamente porque comanda um jornal matinal na rádio de maior audiência do Estado, a 96 FM. Atualmente divide o jornalismo diário com a função de diretor de inovação da Fecomércio. É um pai fantástico, um marido exemplar, sempre dedicado à família.
O que te inquieta?
Me inquieta a superficialidade que muitas vezes domina o ambiente digital. Hoje as pessoas não se aprofundam na informação. Olham o título, tiram suas próprias conclusões e rolam para a próxima. A leitura de uma matéria completa ficou cada vez mais em segundo plano. A busca por likes e engajamento pode desviar o foco da qualidade e da verdade. Também me preocupa a desvalorização do jornalismo tradicional, que enfrenta dificuldades diante da velocidade das redes sociais.
O que a vida te trouxe de melhor?
A vida me trouxe uma família, que é meu maior tesouro. Trouxe também a oportunidade de trabalhar com aquilo que eu amo, unindo paixão e profissão. Além disso, trouxe aprendizados valiosos, que moldaram minha força e determinação. Para mim, o melhor da vida está nas pequenas alegrias cotidianas e nas conquistas que refletem esforço e fé.
Cite uma grande experiência da vida.
Uma das grandes experiências da minha vida foi a maternidade. Me tornar mãe transformou minha visão de mundo e me deu novas motivações. Eu vivo para os meus dois filhos. Me diziam assim: ‘você só vai entender o amor que a sua mãe sente por você quando você for mãe’. E isso é fato! Eu me realizo neles. Cada conquista dos meus filhos é para mim uma vitória pessoal, e essa experiência é inesquecível.
O que diria que é o grande problema relacionado à atualidade?
Acredito que um dos grandes problemas da atualidade é a superficialidade das relações e a desinformação. O excesso de informações sem credibilidade compromete a sociedade e exige responsabilidade dos comunicadores. Neste ano teremos eleições no País. E é de nossa inteira responsabilidade escolher bem. Estou bem feliz e empolgada porque Leo (filho), apesar de a idade não obrigá-lo a votar (16 anos), quis emitir o título de eleitor. Neste ano irá votar pela primeira vez.
O que Ana de hoje diria para a versão mais jovem?
Ana, confie mais em si mesma. Não tenha medo de errar, porque os erros também são caminhos. A vida não é uma corrida contra o tempo, é uma construção. Seja mais gentil consigo mesma e não se compare tanto — você já é suficiente.
Para você, o que é sabedoria?
Sabedoria é reconhecer que não se sabe tudo, mas ainda assim buscar aprender. É equilibrar razão e emoção, saber quando falar e quando silenciar, e transformar experiências — boas ou difíceis — em lições que fortalecem. Para mim, sabedoria é viver com consciência e autenticidade.
SAIBA TUDO
Noivaram oficialmente na Sinagoga Shaar Hashamaim, em Belém do Pará, em cerimônia tipicamente judaica, Samuel Gabbay e Giovanna Carcereri, cercados pelo carinho dos amigos e familiares. Parabéns à mãe do noivo, a amiga Ana Júlia Gabbay. Mazel Tov!
Falando em família, a do advogado Jair Damasceno e da nutricionista Juliana Bezerra cresceu. Nasceu a primogênita Maria Júlia, que chegou ao mundo pelas mãos da avó a ginecologista obstetra Patrícia Fonseca Bezerra. Felicidades.
Neste domingo 29, o Espaço Nelma Leão, em Morro Branco, será transformado em uma experiência de Páscoa. Com piquenique, caça aos ovos, chegada do Senhor Coelho, recreadores, chocolateria Rafaela Fontes, espaços de artesãos e mais. Das 8h30 às 11h30.
O oftalmologista potiguar Breno Barth participa, na Cidade Maravilhosa, da edição especial de 10 anos da Refrativa Rio 2026, evento que aprimora habilidades técnicas em cirurgia com foco acadêmico e prático. A imersão reúne profissionais de todo País.
A Casa Impacto, núcleo de design social do projeto Lugares de Charme, idealizado por Cris Ribeiro, será inaugurada em abril em Ponta Negra. Estreia com a mostra artística Natal, Original é Ser, que transforma um contêiner marítimo em vitrine viva.
HAPPY BIRTHDAY
Deyvdson Milano, Fernando Caldas Filho, Nelson Varela Barca, Carlos Newton Pinto, Franco Lemos, Daliana Vila, Ju Costa, Edilson Cavalcanti, Ivanizio Ramos, Thaiza Barbosa, Juliana Flor, Hildo Fernandes
DOMINGO
Arthur Muniz, Edson Soares, Joacir Potiguar, Kleber Morais e Rosane Soares
SEGUNDA
Dom Jaime Vieira Rocha, Graça Cândido, Fred Azevedo, Marcelo Rodrigues, Rodrigo Dantas, Gracinha Madruga, Thiago Rebolo, Eugenia Victor, Leo Tavares, Emanuel Neri e Hugo Barros