O senador Rogério Marinho fez um almoço ontem em sua casa de veraneio na praia de Búzios, no litoral Sul. No momento alto, subiu ao palco ao lado do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), do ex-prefeito Álvaro Dias (de saída do Republicanos) e do presidente do Podemos, prefeito Fernandinho Bezerra (Acari), que representou o senador Styvenson Valentim. Rogério defendeu a volta de Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto, mesmo sabendo que ele não pode concorrer à Presidência em 2026.
Pago pelo PL do Rio Grande do Norte, o evento teve tendas gigantes, bandeiras de “Bolsonaro 22” e banners do partido. Cadeiras e mesas para 300 pessoas. Na plateia, prefeitos e primeiras-damas, ex-prefeitos, deputados estaduais e deputados federais, como Robinson Faria, de saída do PL para o Republicanos. Ele chegou em Búzios ao lado do deputado estadual José Dias (PL) e do ex-prefeito de Ceará-Mirim Júlio César (PSD), em campanha para Assembleia Legislativa. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que tem seu nome cogitado para ser candidato a governador, preferiu ficar com suas agendas na cidade. O ex-senador José Agripino Maia, dirigente do União Brasil, também não apareceu.
JUSTIFICATIVA
Alguns personagens faltaram no evento do PL bolsonarista ontem. O senador Styvenson Valentim (Podemos) é hospede desde o início da semana do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Na selva amazônica, Styvenson conheceu o boto cor-de-rosa, aldeias indígenas e tentou até pescar.
CANDIDATO
De pazes feitas com Álvaro Dias, Rogério deu uma canja no palco de Búzios ontem. “Vamos ter que ter, Álvaro, um candidato ao Governo do Estado, e você está talhado para essa tarefa”, discursou o senador, que também se coloca como postulante ao Governo. Rogério quer Álvaro no PL até o fim do ano. Se o ex-prefeito não sair a governador, pode compor a chapa como senador.
JOGO
O deputado estadual Adjuto Dias, filho do ex-prefeito de Natal, circulou bem à vontade ontem com o botton do PL 22 em Búzios. Ele entrará no acordo para sair candidato à reeleição na bancada do PL. Apesar de continuar dizendo que ficará na sigla, a deputada Terezinha Maia aguardará a janela em 2026 para trocar o PL pelo PSD. Ela já combinou isso com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e a senadora Zenaide Maia.
PROJETOS
Paulinho Freire foi a estrela do União Brasil no evento político de Rogério. Ele não esconde sua simpatia pelos senadores Rogério e Styvenson. O prefeito da capital chegou ao lado da primeira-dama Nina Souza, seu nome para deputada federal em 2026. Hoje, Paulinho é o único do União Brasil que prefere um projeto com Rogério.
CORTESIA
A presença dos deputados federais Benes Leocádio e Carla Dickson ontem no almoço com Rogério Marinho, Álvaro Dias e Paulinho foi mais por cortesia. Os dois deputados federais do União Brasil se somam hoje com José Agripino, defendendo o nome de Allyson Bezerra para governador. Benes e Carla já deram declarações recentes.
FECAM
O presidente da Câmara Municipal de Natal e candidato à presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam), Eriko Jácome (PP), recebeu ontem o apoio do presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Babá Pereira (PL). “Apoio incondicional”, disse Babá. Lembrando que Eriko Jácome já conta com outros apoios importantes, como o da atual presidente, Erineide Sá.