BUSCAR
BUSCAR
Coluna de Opinião

Rogério quer um ex-prefeito na Femurn para fazer “comitê político”de sua campanha para governador

Confira a coluna de opinião deste sábado 11
Redação
11/01/2025 | 07:44

Mais de 80 novos gestores iniciaram o ano nas 167 prefeituras do Rio Grande do Norte. Uma turma anda se mobilizando para não aceitar a interferência do senador Rogério Marinho (PL), que quer colocar o ex-prefeito Babá Pereira, que deixou em dezembro a prefeitura de São Tomé, na presidência da Federação dos Municípios (Femurn).

Rogério vai iniciar em março sua campanha para governador e quer Babá coordenando com os prefeitos, como fez em 2022, para senador. Na época, Rogério era ministro do Desenvolvimento Regional, e fez muitos convênios e trouxe recursos para as prefeituras. Ele citou na época R$ 3 bilhões em obras, parcerias e transferências. Agora, Rogério é líder da oposição ao Governo Lula no Senado e tem dificuldades em liberar emendas. Rogério pediu a cada deputado do PL que pressione seus prefeitos para votar em Babá.

Senador Rogério Marinho / Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Senador Rogério Marinho - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Por qual motivo não colocar Álvaro Dias (Republicanos), que acabou de deixar a Prefeitura do Natal? Álvaro quer também ser candidato a governador. E por qual razão não lançar o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil)? Esse tem intenção de concorrer ao Governo.

Não, Rogério só aceita nomes que ele pode comandar.

Números

Para ganhar e segurar votos, a turma de Rogério tem a mesma estratégia com os prefeitos usada na eleição de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O deputado Gustavo Carvalho era cantado como eleito até minutos antes da votação, que deu vitória ao hoje conselheiro George Soares. Outro episódio foi a votação do reajuste do ICMS na Assembleia Legislativa. A oposição garantia a maioria, que perdeu no plenário. Mais recentemente, teve blog que cantou a vitória das chapas de Flaviano Lisboa e Felipe Menezes para a presidência da Amlap com “ampla maioria”. Na prática, os dois foram derrotados ao abrirem as urnas da entidade do Agreste e Litoral.

Futuro

Está marcada para um sábado, dia 1° de fevereiro, a eleição do novo presidente do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa. Os mandatos são de dois anos. O senador Davi Alcolumbre será o próximo presidente. Ele tem o apoio de sete bancadas, além de seu partido, o União Brasil. O potiguar Styvenson Valentim (Podemos) tenta permanecer na Mesa. Atualmente, Styvenson é o quarto secretário da Mesa. Por essa razão, conseguiu liberar nos últimos dois anos várias emendas extras.

Cortes

No Tribunal de Justiça, os comissionados estão temendo as próximas edições do Diário Oficial. Agora sob a gestão do competente presidente Ibanez Monteiro, o secretário geral, Glênio Lindbergh Lobo Maia, e o secretário de Administração, Luiz Mariz Araújo Filho, estão colocando lupas em nomes que estavam ocupando espaços até a gestão Amílcar Maia. Ontem saíram mais sete exonerações e várias nomeações de chefes, sem falar nas 40 que foram publicadas ao longo da semana. Há “movimentações” também que chegam e tornam “sem efeitos” algumas exonerações, como aconteceu com três patentes fortes. O clima na Corte não anda bem esses dias.

Parceria

O prefeito Paulinho Freire mostra total sintonia com o presidente da Câmara, Ériko Jácome. A esposa de Eriko, Midiany Avelino, foi nomeada secretária adjunta Executiva da Fundação Capitania das Artes. Já o irmão, Emerson Osório, é o novo consultor do Município.

Caneta cheia

De olho em acomodar ex- -vereadores, o prefeito Paulinho Freire continua nomeando os adjuntos das pastas. A esposa do ex-vereador Raniere Barbosa, Karla Veruska, foi nomeada secretária adjunta de Empreendedorismo e Inovação, ligada à Secretaria de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações. Já Klaus Araújo é o novo adjunto de Administração Geral da pasta de Meio Ambiente e Urbanismo.

Gratidão

Um nome ligado ao ex-prefeito Álvaro Dias, José Antônio de Souza foi confirmado como coordenador do Gabinete do Prefeito. Na pré-campanha, José Antônio foi um braço torcedor para que Álvaro apoiasse Paulinho

Os bastidores da eleição da AMLAP: vitória cantada e derrota nas urnas
Leia a coluna de Opinião desta sexta-feira 10
10/01/2025 às 05:38
Governadora prestigia encerramento da Festa de Santos Reis
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:40
Novos prefeitos declararam emergência administrativa e financeira
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:29
Sucessão na AMLAP gera polêmica
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 16:02
Praça dos Três Poderes recebe ato de recuperação e memória democrática
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:47
Felipe Alves prefere ser secretário a vereador
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:43
Felipe Alves toma posse no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 13:38