O prefeito Paulinho Freire (união Brasil) deu posse em solenidade no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) a 20 secretários municipais. “A partir de hoje, somos mais do que gestores: somos servidores de Natal. Conto com cada um de vocês para que nossa gestão seja um marco de progresso, união e esperança. Vamos trabalhar muito, porque nossa cidade merece!”, alertou. A vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos) fez uma menção especial à presença feminina no secretariado com onze mulheres, ocupando cargos de primeiro escalão.
Uma fonte que permanece no Palácio Felipe Camarão adiantou a Coluna opinião, que nas próximas horas, Paulinho Freire vai assinar a nomeação de vários secretários adjuntos. Entre eles, devem ser escolhidos os ex-vereadores Raniere Barbosa (União Brasil) e Klaus Araújo (PSDB) já estão com seus espaços garantidos. Ainda no primeiro escalão: os vereadores Nina Souza ( Trabalho e Assistência Social), Hermes Câmara (Esporte e Lazer) e Felipe Alves (Serviços Urbanos) já foram confirmados na equipe.
ESPAÇOS
O ex-prefeito Álvaro Dias só vai viajar para os Estados Unidos, depois que o prefeito Paulinho Freire assinar todas as nomeações por ele indicadas. Apesar de dizer que não fez indicações de público, Álvaro não para de acompanhar o Diário Oficial de Natal. Aldo Fernandes (Educação), Danielle Mafra (Políticas para as Mulheres) e Carlson Gomes (Urbana) foram as indicações com DNA de Álvaro até agora.
FAMÍLIA
O clima da ex-secretária Andreia Dias Viveiros com o irmão Álvaro Dias voltou a azedar. É que o ex-prefeito preferiu indicar Danielle Mafra como secretária, e indicou Andreia como adjunta. O poder é transitório e sempre muda. Agora, Andreia terá que se adaptar a nova realidade.
TÉCNICOS
Ex-auxiliares de Álvaro Dias: Jódia Melo (Mobilidade Urbana), Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo) e Thiago Marreiros (NatalPrev) ficam na cota de Paulinho Freire como técnicos.
CANETADA
O primeiro ato do novo prefeito Paulinho Freire foi exonerar todos os cargos comissionados com exceção da Urbana, os diretores da ARSBAN e os encarregados de serviço da SEMTAS. Depois de preencher os comissionados, Paulinho vai vendo os terceirizados e suas indicações. A ordem é ocupar os espaços. Ninguém ligado ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e ao ex-deputado Henrique Eduardo Alves ficarão na estrutura da Prefeitura do Natal.
POSSES
Ontem foi dia do suplente Cleiton da Policlínica (PSDB) assumir a cadeira deixada pelo vereador Hermes Câmara, nomeado para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Outro vereador convocado foi Felipe Alves (União Brasil), primeiro suplente do partido, para assumir a vaga deixada por Nina Souza, que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. Mas, Felipe também vai ocupar a Secretaria de Serviços Urbanos da capital, abrindo vaga para Chagas Catarino (União Brasil), que ficou na segunda suplência.
DESPESAS
A governadora Fátima Bezerra fez questão de anunciar ontem, que assinou um conjunto de leis complementares que garante revisão salarial permanente de recomposição salarial anual de acordo com o IPCA, iniciando em abril de 2025. Também recomposição de perdas salariais para servidores da administração direta e indireta e organização de carreiras, contemplando 37 mil servidores. Ou seja, mais despesas na folha de pessoal.
JUSTIFICATIVA
“A política salarial permanente é um legado de valorização e respeito ao servidor público estadual, que garantirá a manutenção do poder de compra dos seus salários. Tudo com responsabilidade fiscal e aplicação automática a partir de 2026 quando a despesa bruta com pessoal não superar 80% do crescimento da receita corrente líquida”, justificou Fátima. Lembrando que ela deixa a Governadoria, justamente em 2026.