BUSCAR
BUSCAR
Heitor Gregório

Ocupação Literária transforma Palácio Potengi em palco vivo da palavra e da imaginação

Confira a coluna de Heitor Gregório nesta sexta-feira 23
Heitor Gregório
23/05/2025 | 05:24

Nos dias 24 e 25 de maio, o Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado, será palco da segunda edição da Ocupação Literária. O evento, que já se destaca como um dos mais vibrantes da cena cultural potiguar, reforça a presença de Natal na rota dos grandes encontros literários do País.

Com uma programação intensa e diversificada, a Ocupação reunirá autores, leitores e profissionais do livro em atividades como lançamentos, oficinas, recitais, rodas de conversa e ações voltadas ao público infantil. A iniciativa busca valorizar a produção literária local, conectar diferentes gerações e democratizar o acesso à leitura e à cultura. A programação completa está disponível no Instagram: @ocupacao_literaria.

Berço cultural potiguar, pinacoteca deve ficar pronta em fevereiro de 2021
Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado - Foto: Reprodução

Mercado do Samba

A coluna tomou conhecimento de que o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), pretende finalmente entregar o Mercado das Rocas à população, após anos de portas fechadas. A proposta é dar nova vida ao espaço com a criação do “Mercado do Samba”, voltado para a cultura e o lazer. A iniciativa faz parte do plano de revitalização da Ribeira. É esperar para ver.

Presença no Oeste

A governadora Fátima Bezerra cumpriu agenda intensa em Mossoró nesta semana. Na educação, entregou quase dois mil equipamentos de informática e autorizou reformas em escolas estaduais. Na saúde, inaugurou novos leitos de UTI, a reforma do Laboratório Regional e visitou as obras no Hospital Tarcísio Maia. Encerrando a passagem pelo município, deu aval a uma nova etapa da reforma e ampliação do Aeroporto Dix-Sept Rosado.

Volta com preocupação

Os prefeitos que estiveram em Brasília durante a Marcha retornam às suas cidades com a pulga atrás da orelha. A preocupação agora é com o congelamento de R$ 31,3 bilhões do Orçamento da União para 2025 — notícia que caiu como um balde de água fria nas expectativas por mais recursos federais.

Último Voo

Faleceu nesta quinta-feira 22, em Natal, o piloto Márcio Pedroza Magalhães Alves, aos 76 anos, vítima de câncer de pulmão. Márcio voava desde os 18 anos e integrou o quadro oficial de pilotos do Estado, tendo atuado em diversos governos, a partir da gestão de Tarcísio Maia. Era filho de Graco Magalhães e Euza Pedroza. O sepultamento ocorreu na capital potiguar. À família, nossos sentimentos.

Trump proíbe matrícula de estrangeiros em Havard

O governo de Donald Trump anunciou nesta quinta-feira 22 que Harvard está proibida de matricular estudantes estrangeiros. A medida, segundo a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, se deve à revogação da certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, por suposto descumprimento da lei. A decisão agrava o embate entre a Casa Branca e a mais antiga universidade dos Estados Unidos, que tinha quase 7 mil estrangeiros matriculados no último ano — 27,2% do total de alunos.

Nunca diga nunca

Tem circulado nos bastidores a possibilidade de uma candidatura do ex-deputado Beto Rosado em 2026. Ao ser questionado pelo blog, foi direto: “Não é o meu interesse. Não é o meu projeto”. Mas quem conhece a trajetória sabe que, antes de entrar na política, quando era sondado, Beto respondia com um enfático “Deus me livre”.