A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) segue sob ataque. De tantas manifestações em seu desfavor, agora foi a vez do deputado estadual Tomba Farias (PL). Ele criticou o investimento feito na instituição e argumentou que “o Governo do Rio Grande do Norte não tem condição de tentar subsidiar a Uern”.
Tomba se soma a alguns detratores do ensino público, gratuito e de qualidade e acredita que a Uern é um custo pesado para os cofres do Estado. Na verdade, é exatamente o contrário. O que é aplicado na Uern é irrisório, impagável, ante à riqueza constantemente gerada nos quatro cantos do RN.

Não é pouca coisa deter o poder do conhecimento, da ciência, da autonomia de pensar o seu futuro, de ter instrumentos para enfrentar os desafios do mundo moderno e gerar uma sociedade qualificada em diversas áreas de atuação. É um tesouro impossível de mensurar.
Por isso, todo centavo aplicado pelo Governo na estrutura da Uern retorna em forma de fartura, cultura e desenvolvimento em todos os espaços do RN. A Uern foi o maior desafio concretizado pelo resistente povo mossoroense e se espraiou por todo Estado. Benefício que alcançou a tantos tocados por esta joia que gera riqueza e nenhum gasto.
CONCURSO DA UFERSA
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) abriu nesta sexta-feira 14 processo seletivo com 24 vagas para a carreira de Professor do Magistério Superior, por meio do Edital CPPS/Ufersa 033/2025, de 14 de novembro, publicado no Diário Oficial da União. Toda documentação e o acompanhamento do certame serão pela página da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS da Ufersa.
ENERGIA SOLAR
A Associação Potiguar de Energias Renováveis (Aper) está preocupada com a decisão da Cosern de cobrar tarifa de distribuição e ICMS para quem gera energia solar. Os consumidores reclamam que suas contas de luz disparam. A entidade informou que “está acompanhando de perto essa situação e em contato constante com as entidades ligadas a essa questão para a proteção dos consumidores que gera sua própria energia.”
“FALTA GESTÃO”
Em entrevista ao programa Repórter 98, da 98 FM Natal, o prefeito Allyson Bezerra afirmou que a crise nas finanças no RN não tem a ver com arrecadação. “É falta de gestão”, disse, apontando para os constantes aumentos na arrecadação que não cessam os problemas, diante do déficit do Estado que, no ano que vem, deve superar os R$ 6 bilhões.
MATER CHRISTI
O jornalista Carlos Santos destacou em seu blog que uma das escolas mais tradicionais de Mossoró, o Mater Christi, estaria passando por transições administrativas. Não se sabe ao certo de que forma, mas há inclusive relatos que a estrutura foi vendida e que poderá servir de extensão ao Colégio Marista, de Natal.
PALETA DA LIBERDADE
A Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró anunciou a exposição fixa que agora integra o Museu Histórico Lauro da Escóssia. A “paleta da Liberdade Mossoroense” transforma em expressão artística os episódios que moldaram a identidade do povo mossoroense, projetando a história em cores, formas e memórias.
TOMÓGRAFOS
O deputado Francisco do PT (PT) utilizou a tribuna da Assembleia para tratar da necessidade dos novos tomógrafos para hospitais do Estado. Detalhou ainda sobre uma emenda de R$ 6 milhões para este fim. O deputado reforçou que não houve negligência do Governo, e sim entraves técnicos impostos pela pasta federal. Também informou que as peças para o conserto do tomógrafo do Hospital Walfredo Gurgel já chegaram e os reparos estão em andamento.