Imagine passar todo período de férias e veraneio, todo o primeiro mês do ano sem consumir uma só gota de álcool. Pois bem, um movimento surgido no Reino Unido propõe o “Dry January” ou também conhecido como Janeiro Seco. Sugere zero álcool neste período como uma oportunidade de adoção de hábitos mais saudáveis. Embora pareça algo bem simples, pode ser um desafio para muitos. A popularidade crescente da iniciativa, de acordo com estudiosos pode estar ligada ao menor consumo de álcool pela Geração Z, em comparação com outras geração – a de 70 e 80 bebe hoje absurdamente. Veja bem, dados de 2023 sobre hábitos de consumo dos brasileiros mostram que o percentual de jovens entre 18 e 24 anos que consomem álcool três ou mais vezes por semana caiu de 10,7% para 8,1%. O assunto foi levantado pelo GE que considera a onda de saúde e do bem-estar como também um motivo. E aí, toparia ficar 1 mês sem álcool? Creio que o bom mesmo é o consumo consciente e equilibrado, porque venhamos e convenhamos, neste valor uma cervejinha cai muito bem.
UM NOVO COMEÇO
Uma das frases mais comuns de se ouvir é: “Ano novo, vida nova”. Mas como alcançar essa vida nova se as atitudes são as mesmas do ano que passou? Não é possível se obter resultados diferentes sem se reposicionar, é por isso que a escola de filosofia Nova Acrópole, presente em mais de 50 países, oferece ao longo do ano o curso Filosofia para Viver, que promove uma verdadeira viagem interna, permitindo um conhecimento mais profundo sobre si e assim desenvolvendo os processos de convivência. Em Natal a escola está presente em Morro Branco, Tirol, Ponta Negra, Candelária, Zona Norte e Nova Parnamirim, todas as seis unidades estão com matrículas abertas e com programação de aulas experimentais gratuitas a partir do dia 20 de janeiro. Para saber em qual escola basta acessar o insta @acropoleriograndedonorte.

TELINHA VERDE AMARELA
Os filmes nacionais foram responsáveis por 10,1% do público pagante nos cinemas em 2024, de acordo com o painel de exibição da Agência Nacional do Cinema. Dos 125 milhões de espectadores que assistiram a sessões de cinema nos últimos 12 meses, 12,5 milhões viram produções brasileiras. O bom desempenho foi puxado por Ainda Estou Aqui, que teve o sexto maior público de 2024 com 2,9 milhões de espectadores. Os Farofeiros 2 (1,8 milhão), Minha Irmã e Eu (1,8 milhão) e Nosso Lar 2 (1,6 milhão) são outros destaques.