BUSCAR
BUSCAR
Coluna Opinião

Fátima precisa iniciar 2025 fazendo uma reforma no secretariado, hoje voltado apenas para o PT

Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 31
Opinião
31/12/2024 | 07:10

Caso queira continuar dando as cartas no Rio Grande do Norte e mostrar ao Governo Lula que pode contar com sua liderança, a governadora Fátima Bezerra (PT) precisa fazer uma reforma no secretariado com vistas às Eleições 2026. Este ano, em uma reunião que aconteceu na Governadoria, coube ao decano Vivaldo Costa, que na década de 1990 foi presidente da Assembleia Legislativa, vice-governador e governador por nove meses, fazer um alerta: “Tem que dividir melhor esse bolo”. A fala da raposa seridoense aconteceu durante uma reunião de aliados, que conversavam sobre política, gestão e os desafios do PT para 2026.

O gargalo do Governo Fátima continua sendo a saúde, com hospitais regionais sucateados e dando mídia negativa com superlotações e falta de medicamentos. Também atrapalha a questão das estradas sem manutenção e trechos completamente intransitáveis no interior. Além disso, a educação do Rio Grande do Norte teve o pior desempenho do Brasil no ensino médio em 2023, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado este ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Captura de tela 2024 12 31 070807
Governadora Fátima Bezerra. Foto: Instagram

A articulação política é falha. Por essa razão a base do Governo na Assembleia Legislativa não tem maioria sólida. Quem pensar chegar em 2026 com esse quadro vai apenas entregar o governo à oposição.

Reclamações

Entre deputados e prefeitos, a reclamação com o Governo Fátima é uma só: a classe política não tem prestígio e quem ocupa os espaços é a militância política do PT, que sequer elege um vereador em várias cidades. Na parte estadual, o líder do Governo, deputado Francisco do PT, é hoje dono das indicações de segundo e terceiro escalão, sem falar na maioria dos terceirizados em escolas estaduais, com as bênçãos da secretária Socorro Batista, a responsável pela nota mais baixa potiguar do Ideb.

Prefeitos

Chegou a hora de o núcleo político do Governo Fátima enxergar que, com o Governo do Estado na mão e o Governo Federal parceiro, o PT só elegeu sete prefeitos nos 167 municípios do Estado.

Trio

De acordo com a Prefeitura do Natal, cerca de 80 mil pessoas foram no fim de semana para o “Festival Vem Verão”, na nova orla de Ponta Negra, com a obra de engorda da praia. O prefeito Álvaro Dias formou trio com o prefeito eleito Paulinho Freire e com o presidente da Câmara, Ériko Jácome, que será reeleito.

Herança

Ao som de Raça Negra, Taty Girl e Ricardo Chaves, Álvaro e Paulinho evitaram falar nas contas que o novo prefeito encontrará no primeiro dia de expediente. Até agora, não foi revelado o valor exato dos restos a pagar. Um levantamento está em andamento e será finalizado até o final de janeiro. Parece que até os shows que estão acontecendo na Engorda de Ponta Negra ficarão para Paulinho Freire quitar.

Viagem

Assim que virar ex-prefeito, Álvaro Dias embarca para os Estados Unidos, onde vai visitar uma filha. Álvaro vai ficar os 100 primeiros dias de Paulinho Freire distante e observando com alguns secretários e auxiliares que serão por ele indicados na nova gestão, apesar de ele declarar o contrário.

Sem DNA?

Como Álvaro Dias declara que não vai indicar ninguém na nova gestão, quem pediu para Danielle Mafra, que estava na pasta de Cultura, continuar como secretária de alguma coisa? Até o fechamento da Coluna Opinião, especulava-se a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que seria de Andréia Dias, irmã do prefeito que sai.

Sem fotos

O jantar que o presidente estadual do União Brasil, José Agripino, ofereceu ao prefeito eleito Paulinho Freire, no fim de semana, foi sem registros. Agripino tenta emplacar pessoas de sua confiança no Palácio Felipe Camarão. Vazou de Morro Branco o pedido para ficar com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra). Hoje ocupada por Carlson Gomes, agripinista dos tempos antigos do Seridó. Ele é filho do saudoso ex-prefeito Geraldo Gomes, de Currais Novos.

Prefeita Fatinha de Marcelo, viúva do prefeito Marcelo Oliveira, tomou posse em João Dias
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 3
03/01/2025 às 17:12
Gusttavo Lima tem a intenção de se candidatar à Presidência da República em 2026
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 3
03/01/2025 às 13:58
Fraudes na cota de gênero já cassaram o mandato de dez vereadores eleitos em 2024
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 3
03/01/2025 às 06:50
Sem registro do jantar que José Agripino, ofereceu ao prefeito eleito Paulinho Freire
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 31
31/12/2024 às 17:28
Assim que virar ex-prefeito, Álvaro Dias embarca para os Estados Unidos
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 31
31/12/2024 às 16:25