A governadora Fátima Bezerra (PT) vive uma indefinição. Não sabe se fica no Governo até o fim ou se renuncia em abril do próximo ano para concorrer ao Senado ou a deputada federal. Enquanto isso, a oposição corre solta.
O prefeito Allyson Bezerra (Mossoró) já articula grupo para se lançar a governador. O senador Styvenson Valetim não descarta. Observa seu nome em pesquisas. Já o senador Rogério Marinho tenta popularizar seu nome atrelado ao bolsonarismo.
Fátima não definiu nomes. O vice-governador Walter Alves (MDB) já avisou que não concorrerá a uma brincadeira e tem plano B: ser candidato a deputado. A deputada federal Natália Bonavides tem a reeleição garantida e também não se anima para cumprir tabela. Ou Fátima começa a trabalhar um nome ou vai ter dificuldades de encontrar um sucessor robusto e com capilaridade eleitoral. Hoje, segundo pesquisas, os nomes mais fortes para o Governo são Allyson e Styvenson. Rogério, Walter e Natália não estão empolgando.
POSSE
A posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acontece hoje, às 16h, no prédio da sede do Poder Judiciário, em Nazaré, Zona Oeste de Natal. O desembargador Ibanez Monteiro assume o cargo de presidente da Corte.
ADJUNTOS
O prefeito Paulinho Freire já assinou vários atos nomeando ex-vereadores e colegas do tempo da Câmara Municipal. Dickson Júnior (União Brasil) virou adjunto de Relações Sociais e Políticas da Casa Civil. Raniere Barbosa (União Brasil) foi convidado para a Secretaria Especial do Gabinete do Prefeito. Anderson Lopes (PSDB) será adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Falta definir o lugar para Klaus Araújo (PSDB), que também deve ocupar uma secretaria adjunta.
MESMA LINHA
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vai cumprir sua promessa de abrigar ex-vereadores em sua segunda gestão em Mossoró. A promessa é de indicação em cargos de diretorias tanto em secretarias municipais quanto na Fundação Aldenor Nogueira, na Câmara Municipal.
DOBRADINHA
O deputado estadual José Dias (PL) decidiu fechar uma dobradinha para 2026. Vai apoiar o ex-prefeito Júlio César (PSD) para deputado estadual e a reeleição do deputado federal Robinson Faria (hoje no PL, mas de saída para o Republicanos). O prefeito Antônio Henrique (PSD), de Ceará-Mirim, foi testemunha da conversa que aconteceu ontem.
CASADOS
A jornalista Micarla de Sousa casou ontem com o advogado Laristony Sá. A família e os convidados viajaram para a Serra de Santana, município de Lagoa Nova, na região Seridó. A cerimônia do casamento da ex-prefeita de Natal foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.
PARNAMIRIM
Ex-presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, o vereador Wolney França (PSDB) tomou posse ontem como secretário de Tributação de Parnamirim. A escolha foi da prefeita Nilda (Solidariedade), que trouxe o PSDB para a base. O primeiro suplente, Marquinhos da Climep (PSDB), vai ser titular. Ele não conseguiu se reeleger ano passado. O vereador Professor Ítalo (PSDB) também dará apoio à prefeita no Legislativo.
DÍVIDAS
O presidente Lula homologou ontem o plano de recuperação fiscal de Minas Gerais. O estado deve mais de R$ 165 bilhões à União. O plano tem início agora e está previsto para ser concluído em dezembro de 2033. Atualmente, a dívida dos estados com a União é de cerca de R$ 760 bilhões e é altamente concentrada em quatro entes federativos: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.