Já consolidado como um espaço para os que amam a boa gastronomia, o Engenho Culinário da chef Fabiana Lira está de cara e casa nova. Passa a funcionar em Lagoa Nova, num espaçoso casarão da Avenida Miguel Castro, com um detalhe, deixa de ser apenas uma escola para quem desejava cozinhar mais e melhor e passa a figurar também com novo design operacional, como local para festas e eventos múltiplos. O primeiro, que marca o período “soft opening”, amanhã, às 18h, é o lançamento do livro “Doces, Salgados e Memórias”, da confeiteira e escritora Marta Rocha, da Boscotti Natal. A coluna deseja mais sucesso a engenhosa Fabiana Lira.
ABRAÇO INCLUSIVO

Um bloco para envolver todas as pessoas com alegria e cultura. Esse tem sido o propósito do “Bloco do Abraço”, criado pela produtora cultural Ana Gisela Greiner há três anos e que traz para o carnaval de Natal um ambiente de diversão, música e inclusão, promovendo a confraternização de crianças, jovens e adultos de forma igualitária, sejam os PCDs, seus amigos e familiares. Este ano a folia será no dia 23 de fevereiro, na Rua Floriano Peixoto, em frente ao sebo cultural Letra & Música (próximo a antiga UNP), em Petrópolis, a partir das 15h e conta com uma equipe de profissionais especializados para facilitar o acesso às atividades e a comunicação com todos. A música fica por conta da Orquestra Clarin Triunfal e DJ convidado, há ainda espaço de maquiagem e atividades lúdicas.
MAIS ELAS
Pela primeira vez, a proporção de filmes com protagonistas femininas nos 100 títulos de maior bilheteria igualou a de protagonistas masculinos. Em 2024, 42% tinham mulheres no centro da narrativa, mesmo percentual dos que apresentaram homens, enquanto os 16% restantes focaram em elencos conjuntos. Os dados são do estudo anual “It’s a Man’s (Celluloid) World”, conduzido pela pesquisadora Martha Lauzen. O resultado representa um salto expressivo em relação a 2023, quando apenas 28% dos filmes mais vistos tinham protagonistas femininas.