Chegou o dia de mais uma edição do Carnatal. Confesso que estou curiosa. Não porque não conheça o evento, e sim pela expectativa que foi gerada pela extrema gestão organizacional que vem se fazendo da nossa folia. Sou de um tempo no qual já sentei num meio fio da Prudente de Morais, já balancei mamãe sacode, tomei banho de perfume da Água de Cheiro, já saí da avenida às 6h, entrevistei inúmeros artistas, fiz cobertura para a Revista Caras e sou, até hoje, a única que foi colunista oficial do evento, numa sacada genial de Estella Dantas. Só não estive em uma edição: porque ocorreu cinco dias antes do nascimento do meu terceiro filho, Pedeo. Amadureci pessoalmente e profissionalmente, deixei de ser a estagiária do Diário de Natal, tive quatro filhos e continuo tendo uma relação de afeto pela Carnatal. Sempre enxergo seu lado bom, embora perceba que talvez o evento enxergue hoje outras planos em termos de comunicação. Mas não importa. Estarei por lá para viver o que considero ser a festa que tem a cara de Natal.
SERES E SENTIDOS
Fernanda Medeiros é uma jovem artista natalense de 24 anos, estudante de design, que vem se destacando com trabalhos que expressam a conexão entre o homem e o ambiente que o cerca, lembrando da responsabilidade humana com a preservação. No próximo dia 09 de dezembro na Galeria do Deart/UFRN, na Salgado Filho, 3000 ela apresenta a exposição “Ser Potiguar”, onde expressa os seres e elementos, além do ser humano, que compõem o nosso Estado. São quadros, esculturas e desenhos que ficam disponíveis para visitação pública até o dia 19, das 09 às 22h.
MAIS ENERGIA
A tecnologia de geração de energia por meio de eólicas offshores, que aproveita ventos marítimos mais fortes e constantes para gerar eletricidade, desponta como peça-chave na transição energética global e em uma economia com menor emissão de carbono. Com uma costa extensa, o Brasil tem potencial para se destacar no setor, mas enfrenta desafios como a falta de um marco regulatório consolidado e infraestrutura portuária limitada. A expectativa é que o Senado aprove ainda este ano o Projeto de Lei 576/2021, permitindo o primeiro leilão de áreas offshore em 2025. Caso se concretize, o movimento pode atrair R$ 25 bilhões em investimentos até 2029 e criar empregos na economia de baixo carbono. Com 13% da matriz elétrica já ocupada pela energia eólica terrestre, nosso país almeja expandir o potencial.
SAIBA TUDO
- Juliette Freire do BBB21 é a nova garota-propaganda da campanha de verão da rede de academias Selfit, que promete tratar com bom humor a “sofrência” dos treinos em saúde física e mental, incentivando um estilo de vida ativo e equilibrado.
- O modo de fazer Queijo Minas Artesanal agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Feito sem qualquer processo mecânico, esse preparo reproduzido há três séculos já é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008.
- Falando em Carnatal, o Bob’s marca presença como rede de fast food apoiadora oficial com dois pontos estratégicos; já a grife potiguar Pittsburg terá funcionamento em horário normal das lojas e cinco stands espalhados em locais chaves da folia.
- O advogado Sebastião Leite comanda hoje uma turma ao Sítio Sueste, na praia Caraúbas, bem no centro da vila de pescadores para a famosa “colheita do caju” que por aquelas bandas floresce em profusão. Com direito a serviço de bordo e caipirosca de caju com limão.
- O Happy Natalino da querida Hilneth Correia está com preparativos de vento em popa, com preparações no capricho. Será dia 17 de dezembro no ótimo Bistrô Platter for You, com Fabinho Miranda e Solon Silvestres buffet fixo e volante da casa, vinhos e espumantes.