O vereador Aldo Clemente (PSDB) foi escolhido para assumir a liderança do futuro prefeito Paulinho Freire (União Brasil) na Câmara Municipal de Natal, na próxima legislatura. Com experiência e influência na Casa, Aldo será o porta-voz da agenda do prefeito, facilitando a articulação política e promovendo o diálogo entre o Executivo e o Legislativo municipal. A indicação representa uma aposta na experiência e capacidade de negociação de Aldo Clemente para garantir apoio aos projetos do novo governo, visando atender às demandas da população e fortalecer a gestão de Paulinho Freire na capital potiguar.
Rafael Motta saiu atirando no Avante
Passadas as eleições, o ex-deputado Rafael Motta anunciou sua saída do Partido Avante.
Motivos?
Ele fala em descumprimento de acordos previamente estabelecidos, especialmente no que diz respeito a aporte financeiro do fundo eleitoral por parte do Diretório Nacional. Motta poupou das críticas o presidente estadual do partido, Jorge do Rosário. Procurado, Jorge explicou que o Avante trabalha com o envio direto de fundo eleitoral do Nacional para os candidatos, sem intermédio dos diretórios locais. O acordo de Rafael Motta teria acontecido diretamente com o presidente nacional Luís Tibé, quando das conversas para sua filiação, que aconteceram entre março e abril, perto do encerramento do prazo para filiação partidária para aqueles que pretendiam se candidatar. Rafael obteve 3,23%, 12.532 votos, ficando em 4ª colocação na disputa da capital.
PEC do 6X1
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, manifestou-se sobre a discussão em torno do projeto que dá fim à escala 6×1 de trabalho. Em publicação no X, Marinho escreveu que a diminuição da escala deve ser tratada por meio de convenções e acordos coletivos. E diz que a redução da jornada para 40h semanais é “plenamente possível e saudável”.
Eleição marcada, mas sem novidades
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), convocou, na sessão plenária desta terça-feira 12, sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora (biênio 2025-2027), que será realizada hoje quarta-feira, 13, em horário regimental, às 10h30. O presidente renovará o mandato, uma vez que tem o apoio da maioria da Casa. Ezequiel preside a Assembleia desde 2015. Ele foi reeleito em 2023, mas o STF está anulando todas as eleições nas casas legislativas realizadas de forma antecipada.
Primeira batalha vencida: CCJ diz sim ao ICMS a 20%
O governo ganhou a primeira batalha na guerra pelo aumento do ICMS. Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa analisaram e aprovaram nesta terça-feira 12 o projeto de lei, de iniciativa do Governo do Estado, que modifica a alíquota modal do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 18% para 20%. O projeto agora seguirá para a Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF) para, depois, ser levado ao plentário da Casa.
Alan Silveira: de Apodi para o secretariado de Fátima
O jornalista mossoroense Wellington Morais usou a Rádio Difusora para noticiar que o prefeito de Apodi, Alan Silveira, poderá ser secretário de Recursos Hídricos do RN, após concluir seu mandato em 31 de dezembro de 2024. Ele será uma indicação direta do vice-governador Walter Alves na cota do MDB no governo Fátima Bezerra (PT). Alan é o maior nome do MDB na região Oeste. Ótimo gestor, fez seu sucessor e tem futuro promissor na política. Acerta o vice-governador. Há quem diga que o interesse de Walter é preparar o caminho de Alan rumo à Assembleia Legislativa.
Rapidinhas do Radar
• O TRT-RN decidiu os nomes da diretoria para os próximos dois anos: o desembargador Eduardo Serrano da Rocha será o presidente e corregedor. A desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti será vice-presidente, e o desembargador Bento Herculano será o ouvidor.
• O ministro Flávio Dino, STF, proibiu quatro obras jurídicas que continham trechos discriminatórios contra mulheres e a pessoas LGBTQIA+. Afirmou ter se baseado em jurisprudência do tribunal já utilizada contra livros antissemitas.
• O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou ao presidente Lula da Silva sua vinda para a Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro, e adiantou a decisão do governo americano em aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.