Enquanto o senador Rogério Marinho (PL) realizava um almoço em Búzios, o ex-senador José Agripino Maia, dirigente do União Brasil no Estado, se preparava para uma entrevista exclusiva a este AGORA RN. O repórter Daniel Guimarães foi à sede da TV Tropical, que fica no bairro Tirol. A conversa foi publicada na edição desta quinta-feira 23.
Na entrevista, Agripino voltou a defender que o critério para escolha do candidato a governador da oposição seja uma pesquisa. O senador Rogério Marinho (PL) discorda. Já deixou claro que, se fosse se deixar levar pelas pesquisas, ele hoje não estaria no Senado.
Agripino rasgou elogios ao nome do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). Lembrou que nunca na história de Mossoró, que tem quase 200 mil eleitores, um prefeito se reelegeu com 78% dos votos. “Quem vai dizer se ele é o preferido do grupo para ganhar a eleição é a pesquisa que eu vou propor. A definição vai ser eleitoral, muito mais do que política”, declarou.
Também contrariando Rogério, Agripino defendeu uma possível aliança com a senadora Zenaide Maia e o PSD. “Zenaide é uma pessoa que transita bem entre as nossas lideranças? Entre muitas delas, sim. Ela tem arestas conosco? Nenhuma. O esposo dela, Jaime Calado, na eleição agora de São Gonçalo do Amarante, teve o apoio do União Brasil”, lembrou.
Veja a entrevista completa aqui.
SINAIS
Mesmo tendo, no fundo do coração, o desejo de sair candidato, José Agripino, que desde 2018 (quando perdeu para deputado federal) não concorre a nada, garantiu que em 2026 não disputará. “Eu não sou candidato a nada, mas eu vou fazer o possível pelo trabalho de articulação. Minha tarefa é esta: tentar unir um grupo que é capaz de ganhar eleição”, disse.
PALANQUE
Chamou a atenção de quem estava em Búzios a lista dos selecionados para discursar no evento do PL. Nem mesmo os deputados estaduais presentes e os federais tiveram direito a fala. Rogério Marinho e o ex-prefeito Álvaro Dias, que falaram, selaram novamente um pacto de união. Hoje, a chapa seria Rogério Marinho (Governo do Estado), com Styvenson Valentim e Álvaro Dias para o Senado. O líder do PL não falou no palanque no nome de Allyson Bezerra. Bem ao seu estilo, disse a um jornalista depois dos discursos: “Já fiz dois acenos para ele; estou aguardando ele se aproximar”.
ASPAS
Bem entrosado já com o PL, o ex-prefeito de Natal falou como candidato majoritário, seja governador ou senador. “Unidos somos fortes. Divididos não seremos nada. Nós não vamos nos dividir. Nós vamos permanecer unidos e vamos mudar o Rio Grande do Norte”, discursou Álvaro Dias na varanda de Búzios, ao lado de Rogério Marinho e do prefeito de Natal, Paulinho Freire.
RECADOS
Em seu discurso, o prefeito de Natal falou em nome do União Brasil e não citou o colega Allyson Bezerra, que pretende ser candidato a governador. Paulinho Freire rasgou elogios a Rogério Marinho, seu preferido para disputar o cargo. E adiantou sobre 2026: “Vai ter na minha pessoa e no União Brasil a retribuição pelo que fez em Natal pela nossa candidatura”.
EVITANDO
Até o fechamento da Coluna Opinião, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, e o deputado federal Benes Leocádio, ambos do União Brasil, eram os únicos que não tinham postado nada em suas redes sociais sobre o almoço político promovido pelo PL de Rogério Marinho em Búzios.
PARNAMIRIM
A prefeita Professora Nilda (Solidariedade) já observou que não há espaços para ela com a chapa Rogério Marinho/Styvenson/Álvaro Dias. Em Búzios, foram convidados o deputado estadual Taveira Júnior, que deve deixar o União Brasil, o ex-prefeito Rosano Taveira (Republicanos) e o apresentar da TV Ponta Negra Salatiel de Soza (PL), que teve 44,25% dos votos para prefeito, numa disputa que Nilda venceu por 2.725 votos. Lembrando que, em Parnamirim, mais de 112 mil eleitores foram às urnas.
DESGASTE
O que espera a governadora Fátima Bezerra (PT) para tomar uma medida enérgica na Secretaria de Saúde? Nesta semana, mais problema. Desta vez, servidores terceirizados do Hospital Walfredo Gurgel paralisaram por causa do atraso de salários e outros benefícios.