O governador eleito do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), já se movimenta para garantir governabilidade e uma boa relação com os deputados estaduais. Assim, projeta a formação de uma base que considera tranquila na Assembleia Legislativa (ALRN).
Em entrevista ao programa Repórter 98, da rádio 98 FM Natal, o governador eleito deixou clara sua intenção de reunir o apoio de 16 dos 24 parlamentares estaduais, um movimento que visa garantir solidez institucional para a aprovação das pautas que pretende executar já a partir do ano que vem.

Leia mais: Cristiane é a principal cotada para suceder Ezequiel na AL
Seria uma base de dois terços na Casa que também está diretamente atrelada à disputa pelo comando da ALRN, uma vez que esse grupo expressivo teria a força necessária para influenciar decisivamente a eleição da próxima Mesa Diretora e definir a nova presidência.
Paralelamente às negociações parlamentares, outro cenário já permeia o âmbito do próximo Governo: as tratativas sobre a composição do secretariado que passam por estas alianças legislativas. Segundo Cadu, as discussões vão começar agora, após o resultado das eleições, com um único propósito, o qual a atual governadora Fátima Bezerra teve dificuldade de construir e de manter: uma base expressiva na Assembleia.
Leia mais: Congresso concentra articulações pelo poder a partir de 2027
“Eu já liguei para o novo governador eleito do Estado, Cadu. Desejei a ele que ele fizesse um grande mandato e que eu reconhecia o resultado das urnas de forma democrática”
Do candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Allyson Bezerra (União Brasil), ao reconhecer a derrota no segundo turno neste domingo 25
Lula e União Progressistas
O presidente Lula conversou por telefone na segunda-feira 26 pela manhã com Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, e ofereceu ao cacique do centrão três ministérios para ter a Federação União Progressista na base governista, segundo informou o jornal cearense O Povo. Os nomes favoritos para ocupar as vagas são Moses Rodrigues (União-CE) e Pedro Lucas Fernandes (União-MA). O Progressistas indicaria a terceira vaga.
Paulo Freire
A famosa mobilização educacional liderada por Paulo Freire em 1963, conhecida como “40 Horas de Angicos”, é agora Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. O reconhecimento veio com a sanção da Lei nº 12.932 pela governadora Fátima Bezerra, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira 27.
Leia mais: Fátima anuncia viagem com Cadu a Brasília para discutir obras no RN
Petras
A reforma da UBS Dr. José Fernandes de Melo, no bairro Lagoa do Mato, em Mossoró, está garantida com o anúncio de R$ 408.982,00 em recursos destinados pelo vereador Petras Vinícius (PSD). O valor, que equivale a 50% de todas as emendas individuais do parlamentar neste ano, foi confirmado em visita à unidade durante reunião com a diretora Alcineide Moraes.
Sem mágoas
Sem espaço para revanche política. Assim o governador eleito do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), definiu o tom de sua futura gestão nesta segunda-feira 26. Durante sua primeira entrevista coletiva pós-eleição, Cadu ressaltou que vai governar na base da conversa e sem ressentimentos. Ele confirmou, inclusive, ter sido procurado por nomes que marcharam em palanques opostos, como o ex-candidato a vice Hermano Morais (MDB) e os parlamentares Benes Leocádio (União) e João Maia (PP).
Leia mais: IFRN abre 470 vagas em especializações gratuitas; veja como se inscrever
Lívia Saraiva
Até 31 de outubro, o Mahalila Café e Livros, em Natal, recebe a exposição Rede Colares da Terra, uma imersão que une arte, memória viva e território potiguar através do fazer manual. A idealizadora da mostra é a mossoroense Lívia Saraiva, que há mais de 20 anos vive em Natal e divide sua rotina como servidora da UFRN e fisioterapeuta com o universo das artes. Por meio da marca Artesã Natureza, a artista vem construindo uma assinatura sólida que aproxima sustentabilidade e a riqueza cultural do RN.
Dia de Finados
A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta terça-feira 27 o cadastramento e credenciamento de comerciantes interessados em instalar barracas, tendas e trailers nas proximidades dos cemitérios São Sebastião, no Centro, e Novo Tempo, no bairro Aeroporto, durante o feriado do Dia de Finados. O procedimento é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).