Um torcedor de 60 anos morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto assistia ao jogo entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo, na segunda-feira (29), em uma padaria de Goiânia. Segundo apuração da TV Anhanguera, o homem passou mal após o gol da seleção japonesa, caiu da cadeira e bateu a cabeça no chão. Apesar das tentativas de reanimação feitas por testemunhas e pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele morreu no local.
De acordo com as informações, uma pessoa que estava no estabelecimento acionou o Samu e informou que o torcedor estava arroxeado e não respirava. Durante a ligação, a médica reguladora Nágylla de La Rocha identificou que o caso era compatível com uma parada cardiorrespiratória e passou orientações para que a testemunha iniciasse imediatamente as compressões torácicas até a chegada da ambulância.

O atendimento foi registrado em vídeo pela equipe do Samu. Nas imagens, a médica orienta o ritmo das compressões e reforça a importância de manter o procedimento.
“Mais rápido. Mais rápido. Mais rápido. Segue esse ritmo. A chance que ele tem é essa, tá? A viatura já está a caminho.”
Segundo a TV Anhanguera, as tentativas de reanimação duraram cerca de uma hora. Durante o atendimento, o torcedor chegou a recuperar os sinais vitais em quatro ocasiões, tanto durante as massagens realizadas pela testemunha quanto no atendimento prestado pelos profissionais do Samu. Apesar dos esforços, ele não resistiu.
Em entrevista à TV Anhanguera, Nágylla de La Rocha explicou que a orientação por telefone faz parte dos protocolos de atendimento e pode aumentar as chances de sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória.
“Na última atualização das diretrizes da American Heart Association, elas reforçam a necessidade de que se mantenha a ligação telefônica até a chegada da equipe. E, caso o médico regulador perceba alguma dificuldade de compreensão em realizar a massagem cardíaca do outro lado, ele pode realizar a chamada de vídeo para facilitar a compreensão”, explicou.
A médica afirmou que qualquer pessoa pode iniciar as compressões enquanto aguarda o socorro especializado e reforçou a importância da ação rápida.
“Se um paciente parar do seu lado e ficar irresponsivo, você chama: ‘Senhor, senhor’. Se ele não responde, não respira, ligue imediatamente para a central de emergência 192 e informe o que está acontecendo. Inicie as compressões imediatamente. É isso que salva vidas”, afirmou.
Segundo a médica, manter as compressões até a chegada da equipe de emergência é uma das principais medidas para aumentar as chances de sobrevivência de pacientes em parada cardiorrespiratória.