Uma questão de Matemática do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) gerou divergência entre professores acostumados com a prova. A pergunta 179, da prova verde, apresentava um problema de logaritmos e ainda não há consenso sobre a resposta.
O professor Ronaebson de Carvalho Ferreira, mestre em Matemática pela UFPB, afirmou que o enunciado não deixa claro se o t da equação representa o instante no tempo, uma referência absoluta, ou a duração do uso, o tempo decorrido, uma referência relativa. Segundo ele, essa interpretação interfere diretamente na alternativa correta.

O professor escreveu: “Se interpretarmos t como instante, a resposta correta é a letra A. Por outro lado, se entendermos como duração, a correta seria a D”. Ele acrescentou que a questão “não está bem elaborada, abrindo margem pra dupla interpretação”.
O professor Frederico Torres, estatístico e criador do curso Mente Matemática, inicialmente corrigiu a questão como D, mas depois passou a considerar A como possibilidade após ponderações de alunos. Ele afirmou: “Vou entender se o gabarito vier a letra A ou a letra D. Eu anularia, mas não sei se vai acontecer. Se o gabarito vier a letra D, vai prejudicar alunos que são bons alunos e tiveram a maldade de pensar além. Se vier letra A, há a possibilidade de ter pouco impacto na nota de quem errou”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o gabarito oficial do segundo dia de aplicação do Enem na próxima quinta-feira.