BUSCAR
BUSCAR
Cultura

Lula se pronuncia após derrota de “O Agente Secreto” no Oscar 2026

Presidente afirmou que indicações mostram a presença do cinema brasileiro na premiação internacional
Redação
16/03/2026 | 07:47

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou na madrugada desta segunda-feira 16 após o filme brasileiro “O Agente Secreto” não vencer nas categorias em que concorreu no Oscar 2026. Em publicação nas redes sociais, assinada por Lula e pela primeira-dama Janja, o presidente afirmou que brasileiros têm orgulho da presença do país na premiação.

“Milhões de brasileiros” estão orgulhosos de ver artistas brasileiros novamente indicados ao maior prêmio do cinema mundial, segundo a publicação.

image
Presidente e primeira-dama parabenizaram profissionais brasileiros indicados ao Oscar - Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Foram cinco indicações ao maior prêmio do cinema mundial, mostrando novamente a força do nosso cinema e o talento dos nossos atores, atrizes, diretores e de toda a equipe técnica que faz essa arte acontecer”, escreveu o presidente.

Além de “O Agente Secreto”, o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, indicado pelo filme “Sonhos de Trem”, também terminou a cerimônia sem estatueta.

Presidente comenta presença brasileira na premiação

Na publicação, Lula afirmou que as indicações representam a presença da produção cultural brasileira no cenário internacional.

“É o Brasil levando ao mundo a potência da nossa cultura e das nossas histórias”, escreveu.

Ao final da mensagem, Lula e Janja parabenizaram os profissionais indicados ao prêmio.

“Parabéns a Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, Gabriel Domingues, a toda equipe de O Agente Secreto, e também a Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem. Temos muito orgulho de todos vocês e do nosso cinema”, diz a publicação.

Confira o post: