O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta quarta-feira (16), para se posicionar contra a inclusão do Pix no rol das investigações do governo dos Estados Unidos sobre práticas comerciais do Brasil. Em postagem feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o Planalto disse aos norte-americanos que “o Pix é nosso, my friend”. As informações são do Pleno News.
Na legenda da publicação, a Secom afirmou que o sistema de transações está causando um “ciúme danado”.

– Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema seguro, sigiloso e sem taxas – diz a postagem.
Endossando o discurso adotado por Lula desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, a postagem da Secom defende que o Brasil é “soberano”.
– Só que o Brasil é o quê? Soberano. E tem muito orgulho dos mais de 175 milhões de usuários do Pix, que já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Nada de mexer com o que tá funcionando, ok? – diz a legenda da publicação.
O Pix não foi mencionado nominalmente no documento sobre a investigação aberta pelos Estados Unidos, cuja publicação foi feita na noite desta terça-feira (15). Mas o texto cita, entre outros pontos, “diversas práticas injustas” brasileiras que buscam garantir vantagens ao “sistema de pagamentos eletrônico desenvolvido pelo governo”.