BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
Entenda de onde vieram e para onde vão os jogos online
Atual situação dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo é de um grande sucesso de opções portáteis. Mercado de jogos para celular está em ascensão, o que deve melhorar ainda mais com a chegada da conexão 5G
Redação
29/06/2020 | 16:36

Atualmente, uma grande disputa tecnológica tem norteado não apenas a atenção de pessoas interessadas no segmento, mas as principais alianças políticas entre as nações: a conexão 5G. São várias as aplicações de uma solução de engenharia como essas, altamente complexa e que promete acelerar em 100 vezes a atual velocidade de transmissão de dados.

No mundo dos jogos, é difícil imaginar o que vem pela frente. O que se sabe é que vários projetos-pilotos de óculos de realidade virtual são extremamente promissores: a tecnologia que já existe no Oculus Rift, HoloLens e MagicLeap, terá capacidade muito superior de processamento.

Se hoje já é possível enxergar, tocar e interagir hologramas com realidade aumentada em óculos de realidade virtual, avatares em espaços públicos apresentando KTO casino bônus e outros tipos de jogos, restaurantes da moda ou grandes promoções às pessoas, não são uma realidade tão distante.  

Mas como chegamos a esse momento de iminente salto rumo à excelência digital?

Evolução gradual

Foi a partir dos anos 1960 que a computação começou a se difundir pelo mundo. A eletrônica foi incorporada em jogos primeiro dentro de ambientes acadêmicos e industriais, como experimentos individuais de pesquisadores.

Também na década de 60, alguns elementos de eletrônicos passaram a ser incorporados em máquinas de jogos em espaços públicos. As famosas máquinas de pinball são um ótimo exemplo dessa aplicação. Dotadas de uma estrutura analógica, com atributos físicos, luzes e sons acionados de maneira mecânica, passaram a ostentar painéis de pontuação e animações luminosas.

A revolução veio com a Atari. Essa empresa dos Estados Unidos foi fundada em 1971 e foi a pioneira em criar consoles de jogos para uso doméstico. O Atari Home Pong é o console mais notável da empresa. Também conhecido como Pong, o videogame colocava dois oponentes para jogar uma partida de pingue pongue virtual.

Naquela época, o console era o jogo: somente anos depois é que os jogos viriam a ser distribuídos individualmente, na forma de cartuchos, depois CDs, depois Blu-Rays e, por fim, virtualmente.

Nos anos 1970 a produção de jogos começou a acontecer de maneira industrial. Embora houvesse consoles domésticos, os arcades públicos também ganharam espaço. Galerias de jogos eletrônicos eram opções populares para ter acesso a uma grande diversidade de diversões sem ter que comprar equipamentos caros.

Jogos online: portáteis e 5G

Na virada dos anos 1990 para os 2000, os jogos online começaram a se tornar realidade. As famosas lan houses foram precursoras em facilitar a conexão de jogadores em grandes quantidades para disputas no Brasil.

Essas casas de diversões faziam uso da conexão LAN (local area network, ou rede de área local) para permitir a interação de vários jogadores num ambiente digital. Os computadores se conectavam a servidores remotos, para organizar uma competição com pessoas de outras cidades e países. Nesse momento, a internet de banda larga ainda era um novidade revolucionária e bastante custosa.

A sexta geração de consoles de videogame foi a primeira a incorporar o acesso amplo à internet, com possibilidade de competir e baixar jogos. Da metade para o final dos anos 2000, os consoles portáteis também passaram a operar na internet.

Os jogos de maior sucesso nos anos 2010 já eram desenhados com a lógica da interação pela internet. Foi o momento da ascensão do Minecraft, League of Legends, Skyrim, Fortnite, Skyrim. Foram muitas inovações, mas em 2016 a franquia Pokémon soube se mostrar relevante, introduzindo a realidade aumentada num produto que se popularizou grandemente: Pokémon Go motivou milhões de pessoas a explorarem suas cidades em busca de monstrinhos na tela do console.

A atual situação dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo é de um grande sucesso de opções portáteis. O mercado de jogos para celular está em ascensão. Pode-se dizer que nunca o conceito de consoles portáteis foi tão difundido em tantos tipos de consumidores diferentes quanto hoje em dia.

Os leilões para determinar quais empresas estarão aptas a fornecer estrutura 5G no Brasil foram postergados devido ao avanço da pandemia da covid-19. No entanto, a tecnologia já é aplicada em escala pequena em países como China, Estados Unidos e Coreia do Sul. Não tardará para que um salto quântico nos jogos finalmente aconteça.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.