BUSCAR
BUSCAR
Operação Vale Tudo
Operação contra corrupção na Prefeitura de Extremoz apreende 70 mil reais, 996 dólares e 2.865 euros; VEJA VÍDEO
O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, e quatro servidores municipais foram afastados de seus cargos.
Redação
30/10/2020 | 10:48

A Operação Vale Tudo, deflagrada na manhã desta sexta-feira 30 contra um suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Extremoz, apreendeu 70 mil reais, 996 dólares e 2.865 euros na casa de um empresário. Alvo de mandados de busca e apreensão, a residência fica no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, MP Eleitoral, Receita Federal e Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 19 endereços de Natal, Extremoz e Recife.

O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, e quatro servidores municipais foram afastados de seus cargos. Segundo o Ministério Público Eleitoral, a ordem para afastamento foi dada pelo desembargador Claudio Santos.

A operação

Segundo o Ministério Público Federal, a investigação constatou um esquema criminoso de lavagem de dinheiro público desviado para a campanha da deputada estadual Elaine Neves em 2018, mulher do prefeito.

Ainda de acordo com o MPF, o prefeito, a esposa e os servidores afastados promoveram fraudes em licitações para compra de medicamentos (totalizando um possível prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos), em troca de pagamento de propina.

Parte dessa contrapartida teria ido para a campanha de Elaine Neves e tentou-se encobrir a irregularidade a partir de doações ilegais feitas por cargos comissionados da Prefeitura, já depois da votação e por ordem de Joaz Oliveira.

O MPF diz que o esquema de corrupção ainda se mantém ativo. “Somente em 2020, as empresas envolvidas já receberam mais de R$ 800 mil do município”, afirma.

Além do prefeito e de Elaine Neves, que atualmente é chefe de Gabinete da Prefeitura, foram afastados:

  • a chefe de gabinete adjunta, Francisca Rosângela Ribeiro Monteiro;
  • a secretária Municipal de Administração, Maria Mércia de Brito Ferreira;
  • e o gerente de Tributação e Fiscalização Municipal, Pablo Rodrigo Bezerra de Medeiros.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.