BUSCAR
BUSCAR
Câmara Agora

Câmara aprova abertura de novo processo contra Brisa Bracchi

Processo será conduzido por comissão sorteada em plenário, com prazo de 90 dias para apresentar relatório
Redação
28/11/2025 | 05:09

A Câmara Municipal de Natal aprovou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26), um novo processo de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT). a partir de uma nova denúncia do vereador Matheus Faustino (União Brasil), desvio de utilização de uma emenda parlamentar para a realização de um evento político-partidário, além de infrações político-administrativas e quebra de decoro parlamentar.

Na mesma sessão, uma comissão especial que vai apreciar o pedido foi formada, por sorteio, com a vereadora Samanda Alves (PT) – presidente – e os vereadores Tárcio de Eudiane (União) e Daniell Rendall (Republicanos) – relator. “A comissão terá 90 dias para preparar um relatório que será analisado no plenário. Tudo será feito com muita transparência e democracia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP). Na mesma sessão, foi rejeitada a abertura do processo de cassação do vereador Matheus Faustino, apresentado por Brisa.

Captura de tela 2025 11 28 001531
Sessão ordinária da última quarta-feira 26 aprovou abertura de novo processo contra a vereadora Brisa Bracchi (PT) - Foto: Francisco de Assis/CMN

O relator no processo disse que, apesar da materialidade da denúncia já ser conhecida, a formalidade recomeça do zero. “Nós vamos nos empenhar para concluir os trabalhos o quanto antes. O nosso papel aqui não é julgar, não é condenar, mas sim seguir o rito normal e natural do processo”, ressaltou Daniell Rendall. “Temos o dever de cumprir o devido processo legal, ouvir as testemunhas que a vereadora aponte, as que a acusação também aponte, garantir ampla defesa e, principalmente, os prazos”, pontuou a presidente da comissão, vereadora Samanda Alves.