O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), apresente detalhes sobre a atuação das forças de segurança durante a megaoperação realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, nesta terça-feira 28, que resultou em mais de 120 mortes. A ação é considerada a mais letal já registrada no estado.
O pedido foi formalizado em um ofício assinado pelo procurador Julio José Araujo Junior e pelo defensor público Thales Arcoverde Treiger, que questionam se o governo fluminense cumpriu as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) previstas na ADPF 635, conhecida como “ADPF das Favelas”.

O MPF e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPU-RJ) requisitaram informações sobre a definição prévia do grau de força empregado, a justificativa formal da operação, o uso de câmeras corporais e em viaturas, a atuação de peritos na identificação de vestígios e a divulgação de relatórios detalhados sobre a ação.
O documento encaminhado ao Palácio Guanabara também cobra esclarecimentos sobre o respeito aos horários de entrada e saída das escolas, a presença de ambulâncias e o cumprimento das diretrizes relativas às buscas pessoais e domiciliares. O questionamento busca esclarecer se os protocolos previstos pelo Supremo Tribunal Federal foram observados.
Segundo um balanço divulgado pelo governo do Rio, 121 pessoas morreram, sendo quatro policiais e 117 suspeitos. Ao todo, mais de 2,5 mil agentes de segurança do estado participaram da ação.