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Segurança

PIX: clientes têm agora ferramenta no app para contestar fraudes; confira o passo a passo

Mecanismo de devolução (MED) permite agilizar o bloqueio e a restituição de valores em casos de golpes ou erros
Redação
01/10/2025 | 11:06

As instituições financeiras passaram a disponibilizar, a partir desta quarta-feira 1º, uma funcionalidade no PIX que permite contestar transações de forma automatizada, sem interação humana. A ferramenta foi criada pelo Banco Central (BC) para facilitar a devolução de valores em casos de fraudes, golpes ou cobranças indevidas.

“O principal objetivo do autoatendimento é garantir agilidade na contestação”, explicou o BC. “Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude. O autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”, acrescentou a autoridade monetária.

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o MED não aumenta a segurança antifraude, mas contribui para o monitoramento dos casos, permitindo que o usuário forneça informações que agilizam o bloqueio e a devolução de valores. “O MED Autoatendimento não substitui os cuidados que cada cidadão deve ter para evitar golpes, mas facilita o acompanhamento e a participação do usuário no rastreamento e devolução de valores em casos de fraude ou erro”, afirmou Leandro Vilain, CEO da ABBC.

Para utilizar o MED Autoatendimento, os correntistas devem:

  1. Abrir o aplicativo do banco e procurar por “contestar PIX” ou “solicitar devolução (MED)”.
  2. Seguir as instruções, anexar evidências como prints, comprovantes e mensagens relacionadas e acompanhar a contestação pelo app.
  3. O banco confirma a solicitação e encaminha o pedido de devolução para a instituição recebedora.
  4. Ao confirmar a veracidade da contestação, essa instituição fará o bloqueio parcial ou total do saldo, e os valores serão devolvidos em até 11 dias.

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