BUSCAR
BUSCAR
Memórias do Mar

Exposição ‘Memórias do Mar’, de João Oliveira, entra em cartaz na Pinacoteca do Estado

A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (26), ocasião em que será relançado o fotolivro "Sal e Mangue" (2021).
Redação
25/04/2024 | 18:11
Joao Oliveira
João Oliveira, artista visual autor da exposição “Memórias do Mar” – Foto: Margem Hub

Composta de instalações, colagens, cianotipias e séries fotográficas, a exposição “Memórias do Mar” caminha por paisagens de mangues, embarcações, ranchos de pescadores, cardumes e salinas. Uma das protagonistas da economia do Estado, a cultura da pesca artesanal na Costa Branca do Rio Grande do Norte ganhou um retrato poético a partir das lentes do artista visual João Oliveira. Depois de anos de pesquisa na região, ele apresenta ao público o resultado de seu trabalho, por meio da mostra que será aberta ao público nesta sexta-feira 26, às 19h, na Pinacoteca do Estado, em Natal (RN).

Na ocasião também será relançado o fotolivro “Sal e Mangue” (2021). A mostra fica em cartaz até o dia 18 de maio. A inspiração para a exposição surge da profunda imersão de João Oliveira na pesquisa antropológica, especialmente o seu envolvimento com o Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS), na UFRN, sob a orientação da professora Lisabete Coradini, que assina a curadoria ao lado de Paula Lima. Os trabalhos foram desenvolvidos em paralelo à sua pesquisa de mestrado na região, focada na fotoetnografia.

memórias do mar por joão oliveira (4)
Exposição Memórias do Mar investiga a cultura da pesca artesanal na Costa Branca do Rio Grande do Norte - Foto: João Oliveira (Margem Hub).

O interesse pela Costa Branca tem relação com as memórias da família. “É um lugar que chama atenção pelas características sociais e geográficas. Tem forte presença da indústria do sal e, ao mesmo tempo, você vê a cultura da pesca artesanal”, conta o artista. Seus estudos foram centrados especialmente nas comunidades de Diogo Lopes, Sertãozinho e Barreiras.

Fundador da galeria Margem Hub, João Oliveira monta pela primeira vez uma exposição individual na Pinacoteca do Estado. A exposição, nesse caso, não apenas ressalta sua trajetória como fotógrafo, mas também revela seu amadurecimento enquanto artista visual contemporâneo, explorando diferentes suportes além da fotografia, e diferentes práticas de atelier.

A mostra está distribuída em núcleos e é composta de instalações, colagens e processos experimentais, como a cianotipia. Destacam-se séries como “Derivas”, em que o artista apresenta registros de objetos encontrados nas áreas de mangue, que muito dizem sobre as relações sociais existentes na comunidade. A série “Barcos” explora a relação simbólica entre a comunidade e suas embarcações. Enquanto a instalação “Cardume” revela uma visão singular dos peixes e da cultura pesqueira. A exposição resgata também a série “Sal e Mangue”, de 2021, resultado de sua primeira imersão na Costa Branca, entre os anos de 2015 e 2019.

memórias do mar por joão oliveira (2)
Exposição Memórias do Mar investiga a cultura da pesca artesanal na Costa Branca do Rio Grande do Norte – Foto: Margem Hub

“Memórias do Mar” não é apenas uma exposição, mas o resultado de um longo percurso de pesquisa e reflexão. E representa, segundo João Oliveira, “a relação interligada e não hierárquica” de alguns modos de produção do conhecimento. “A gente tem a própria ciência social, a arte e os saberes tradicionais. É uma exposição que se coloca no lugar de intersecção desses campos”, comenta o artista.

A exposição está sendo realizada com recursos próprios. Conta com produção da Margem Hub e apoio do Governo do RN, por meio da Fundação José Augusto. A pesquisa sobre a cultura da pesca artesanal na Costa Branca se tornou possível graças à bolsa CAPES, pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRN, dentro do Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS).

Dançarino potiguar apresenta espetáculo em festival mineiro
Alexandre Américo leva espetáculo “Bípede Sem Pelo” no Festival Solos Dissidentes
14/05/2024 às 08:03
Katy Perry chega a 4 bilhões de visualizações e é a mulher com clipe mais visto
11 anos após seu lançamento, vídeo levou a cantora a atingir o posto mulher com mais audiência em uma música no Youtube
13/05/2024 às 18:53
Em dia das mães, internautas relembram o filme “Minha mãe é uma peça” de Paulo Gustavo
A trilogia que começou em 2013 foi baseada em uma peça homônima também escrita pelo ator que morreu há 3 anos por complicações da Covid-19
12/05/2024 às 16:35
Atriz revela que já se sentiu enjoada depois de beijar alguns atores
A atriz falou o desafio de desempenhar papéis românticos com atores pelos quais não sentia afinidade
08/05/2024 às 17:35
Lily Allen quer ser enterrada com seu celular por motivos “sombrios”
Cantora fez revelações bombásticas em entrevista a um podcast sobre seus hábitos estranhos
08/05/2024 às 17:17
Programação da semana no Natal Comedy Club tem show especial de Dia das Mães
Os shows de comédia começarão nesta quinta-feira 9.
08/05/2024 às 16:43
Atriz defende a legalização do aborto, afirmando: “O corpo é teu”.
Atriz revelou que já sofreu aborto instantâneo anos atrás após tomar vacina contra febre amarela
08/05/2024 às 16:06
Sarita Bitu lança livro de crônicas “Entre o Íntimo e o Imagético”
Livro de Sarita Bitu será lançado no dia 09 de maio, a partir das 19h, no restaurante Mormaço
07/05/2024 às 15:12
Prefeitura de São José do Seridó divulga atrações da Festa dos Costureiros
Festa dos Costureiros está programada para o dia 25 de maio de 2024, um sábado, com início às 22 horas, na praça de eventos Edilza Dias.
06/05/2024 às 18:17
Madonna doa R$ 10 milhões às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A informação sobre a doação foi publicada inicialmente pelo Correio Braziliense.
06/05/2024 às 14:41
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.