BUSCAR
BUSCAR
Que história

Restos mortais de 215 crianças são encontrados no local de antigo internato

Fechado em 1969, internato foi construído há mais de um século para integrar os indígenas à sociedade; nessas instituições, crianças eram separadas de suas famílias, de sua língua e de sua cultura. Causas e datas das mortes são desconhecidas, e nunca foram registradas pela direção
France Presse
28/05/2021 | 20:59

Os restos mortais de 215 crianças foram encontrados enterrados no local de um antigo internato no Canadá, construído há mais de um século para integrar os indígenas à sociedade, de acordo com uma comunidade indígena local.

Um especialista descobriu os restos mortais no último fim de semana usando um georadar no local do internato, perto de Kamloops, na província de British Columbia, anunciou a comunidade aborígine Tk’emlups te Secwepemc em um comunicado à imprensa.

Restos mortais de 215 crianças são encontrados no local de antigo internato
Placa na entrada da antiga Escola Residencial Kamloops Indian, em British Columbia, no Canadá — Foto: Andrew Snucins/The Canadian Press via AP

“Algumas tinham apenas três anos”, disse Rosanne Casimir, a chefe da comunidade, sobre as crianças.

Segundo ela, as mortes, cujas causas e datas são desconhecidas, nunca foram registradas pela direção do internato, embora desaparecimentos já tenham sido mencionados anteriormente por membros da comunidade.

Os resultados preliminares da investigação devem ser divulgados em um relatório em junho, disse Casimir.

Enquanto isso, a comunidade está trabalhando com o legista e museus da província para tentar esclarecer a descoberta e encontrar qualquer documentação relacionada às mortes.

“Parte meu coração”, reagiu no Twitter o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. “É uma triste lembrança deste obscuro e lamentável capítulo da nossa história. Meus pensamentos estão com todos os afetados por esta terrível notícia”, escreveu o chefe de governo, que fez da reconciliação com os primeiros pobos do Canadá uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo, em 2015.

O antigo internato, administrado pela Igreja Católica em nome do governo canadense, foi uma das 139 instituições criadas no país no final do século 19. Foi inaugurado em 1890 e tinha 500 alunos na década de 1950. Fechou as portas em 1969.

Cerca de 150 mil crianças ameríndias, mestiças e inuítes foram matriculadas à força nessas escolas, onde foram separadas de suas famílias, de sua língua e de sua cultura.

Muitas foram submetidas a maus-tratos ou abusos sexuais e pelo menos 3.200 morreram, principalmente de tuberculose, de acordo com as conclusões de uma comissão nacional de inquérito.

Esta comissão ouviu o testemunho de vários nativos americanos que diziam que a pobreza, o alcoolismo, a violência doméstica e as altas taxas de suicídio que ainda afetam muitas de suas comunidades são, em grande medida, o legado do sistema de escolas residenciais.

Em 1910, o diretor da instituição Kamloops reclamou que o governo canadense não estava fornecendo fundos suficientes para “alimentar adequadamente os alunos”, segundo o comunicado da comunidade.

Ottawa pediu desculpas formalmente aos descendentes dos internados em 2008 como parte de um acordo de 1,9 bilhão de dólares canadenses (1,3 bilhão de euros).

Eles foram vítimas de um “genocídio cultural”, conforme concluído pela comissão nacional de inquérito em 2015.

Cachorro de pelo preto fica completamente branco por causa de vitiligo; entenda
O tutor Matt Smith relata que notou manchas brancas perto da boca e do queixo de Buster antes delas se espalharem por todo seu rosto e corpo.
01/05/2024 às 07:36
Contran permite que motoristas solicitem o cancelamento da CNH
Pedido pode ser feito sem a necessidade de apresentar motivação
30/04/2024 às 21:19
Vivara é condenada por exigir padrão de beleza em processo de seleção
Empresa orientou analista de recrutamento e seleção para escolher mulheres magras, de cabelos longos e lisos para trabalhar na Vivara
30/04/2024 às 21:08
RN realiza Conferência de Ciência e Tecnologia
Evento definirá propostas e delegados à Conferência Nacional
30/04/2024 às 16:59
Desvendando o poder das emoções no mundo empresarial: lições diretas de liderança e autoconhecimento
Odontóloga e coach empresarial compartilham experiências pessoais sobre competitividade e bem-estar emocional no ambiente corporativo
29/04/2024 às 18:14
Mulheres ficam com lesões no pulmão após micropigmentação nas sobrancelhas
Reação ao pigmento nas sobrancelhas demorou, surgindo apenas três anos após o procedimento em um dos casos. Médicos pedem acompanhamento
29/04/2024 às 15:31
Vídeo: Teto de casa de show em João Pessoa desaba e deixa mais de 40 feridos
Das 44 pessoas feridas após a queda do teto de uma casa de show em João Pessoa, 35 já foram liberadas
29/04/2024 às 12:49
Mais 9 universidades federais vão entrar em greve na próxima semana
Após o governo Lula apresentar uma proposta considerada “ofensiva” pelo sindicato que representa professores e servidores, greve continua
26/04/2024 às 19:44
Convocação do Fies é prorrogada até 17 de maio
Novo prazo para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 foi publicado pelo MEC nesta sexta-feira 26
26/04/2024 às 17:26
VÍDEO: Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”
Vídeo capta o momento em que ocorre uma discussão entre o promotor de Justiça Thiago Trevizoli Justo e advogados da bancada de defesa
26/04/2024 às 16:54
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.