BUSCAR
BUSCAR
UE

Brexit: negociações vão ser retomadas em Londres

As negociações para um acordo pós-Brexit tinham passado para o formato virtual na semana passada, após um membro do grupo de Michel Barnier ter testado positivo para o novo coronavirus
RTP
27/11/2020 | 08:00

O negociador-chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, anunciou que as negociações serão retomadas presencialmente nesta sexta-feira, 27, em Londres, após sua suspensão em 19 de novembro devido a um caso de covid-19 na equipe.

“Em sintonia com as regras belgas, eu e minha equipe já não estamos em quarentena. As negociações físicas podem continuar”, escreveu Michel Barnier em sua conta no Twitter.

Rascunho automático
Negociador vai informar aos Estados-membros e ao Parlamento Europeu (PE) o estado das negociações. Foto: Hannah Mckay/EPA

Antes de se deslocar a Londres, o negociador vai informar aos Estados-membros e ao Parlamento Europeu (PE) o estado das negociações, realçando, no entanto, que as “mesmas divergências significativas persistem”.

“Viajarei para Londres para continuar as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) com David Frost [negociador-chefe britânico] e sua equipe”, disse Barnier na mensagem.

As negociações para um acordo pós-Brexit tinham passado para o formato virtual na semana passada, após um membro do grupo de Michel Barnier ter testado positivo para o novo coronavirus.

“Um dos negociadores da minha equipe testou positivo para a covid-19 e decidi, juntamente com David Frost, suspender as negociações ao nosso nível por um curto período de tempo”, escreveu Michel Barnier.

Os dois lados querem concluir, até o fim do ano, um acordo de comércio pós-Brexit que possa entrar em vigor em 2021, quando acaba o período de transição que mantém o acesso do Reino Unido ao mercado único europeu.

O Reino Unido saiu da UE em 31 de janeiro e se beneficia de um período de transição que mantém o acesso ao mercado único e à união aduaneira do bloco europeu até o fim deste ano.

Caso não consigam chegar a um pacto bilateral, a partir de 1º de janeiro de 2021 o Reino Unido e a UE passarão a negociar com base nas regulamentações genéricas menos vantajosas da Organização Mundial do Comércio.

Grupo israelense vence concorrência de R$ 1 bi para fornecer blindados ao Exército
Elbit Systems teve melhor pontuação para vender 36 veículos obuseiros ao Brasil; militares temem que crise diplomática afete a escolha
29/04/2024 às 20:39
Pra ver e ouvir: Guerra Civil, nos cinemas, e Cowboy Carter, de Beyoncé
Confira dicas de conteúdos para assistir e ouvir
29/04/2024 às 08:35
Taylor Swift revela melancolia que assusta em “The Tortured Poets Department”
Novo álbum da cantora norte americana vai além das narrativas sobre ex-namorados
29/04/2024 às 08:34
Governo de Portugal nega existência de processo de reparação por crimes contra ex-colônias
Posicionamento é o primeiro desde que presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu reparar o Brasil por conta da escravidão
27/04/2024 às 17:50
Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano
Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome
27/04/2024 às 14:39
Relação comercial Argentina-China esfria sob governo de Javier Milei
Gestão do presidente argentino tem sido marcada por uma abordagem distinta em relação à China
27/04/2024 às 10:28
“Lei das 40 horas”: Chile inicia primeira fase de redução da jornada de trabalho
Total da jornada de trabalho era de 45 horas semanais
26/04/2024 às 21:43
Tribunal de Nova York reverte condenações de Harvey Weinstein por crimes sexuais
Corte de Apelações determinou um novo julgamento ao avaliar que o tribunal de primeira instância cometeu erros ao colher depoimentos
25/04/2024 às 10:55
Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
Empresa dona do aplicativo tem até janeiro do ano que vem para vendê-lo
24/04/2024 às 18:46
Primavera na Europa: poeira deixa Atenas laranja; veja vídeo
Vídeos e imagens compartilhados online mostraram pessoas em Atenas observando a névoa amarelo-laranja das colinas perto da capital grega
24/04/2024 às 10:58
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.