BUSCAR
BUSCAR
Entrevista/97 FM

“Quem decide é o médico”, diz Jaime Calado sobre uso da hidroxicloroquina

Médico e ex-titular da Sedec, Jaime Calado opinou sobre o uso da hidroxicloroquina como tratamento para pacientes com Covid-19
Redação
08/06/2020 | 11:36

O médico e ex-titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Rio grande do Norte (Sedec), Jaime Calado, afirmou que as decisões sobre o uso, ou não, da hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com Covid-19 devem ser tomadas pelos médicos.

Para Jaime Calado, mesmo com resultados positivos e negativos apresentados pelos testes do medicamento para o combate ao coronavírus, o médico deve analisar se é viável que o paciente tome a hidroxicloroquina.

Jaime Calado secretário Desenvolvimento Economico 6

“Eu vi o protocolo da médica do Piauí que mora na Espanha. O que não está se dizendo, é que cada paciente é único. Só quem pode decidir sobre a medicação é o médico. Eu vejo uma celeuma muito grande. O médico é quem decide. Imagine que o paciente quer tomar e o médico põe o estetoscópio e vê que ele tem arritmia cardíaca ou alguma alteração, claro que o médico não passa para ele”, contou em entrevista à Agora FM (97,9).

O protocolo clínico que o ex-secretário cita, é de uma médica piauiense que fez com que o município de Floriano, no interior do Piauí, adotasse o tratamento com a hidroxicloroquina e obteve um número positivo de casos recuperados.

Segundo o ex-titular da Sedec, a decisão para o uso no tratamento não deve ser nem do presidente Jair Bolsonaro, nem do Supremo Tribunal Federal. Jaime Calado afirmou que não condena quem utiliza do medicamento, pois para salvar vidas, pessoas procuram até um “curandeiro”.

“É uma discussão que não chamaram quem vai chutar a bola, que é o médico. Nem o presidente, nem o Supremo Tribunal Federal pode determinar. Só quem pode passar aqueles medicamentos prescritos, só o médico. Não censuro o médico que passa cloroquina, nem o que não passa. É como diz a lei. Está um desespero mundial, não censuro uma pessoa leiga que quer se salvar e salvar um parente, procura até um curandeiro. Até passar esse pico, temos que manter o isolamento social”, relatou.

Na última sexta-feira (5), a governadora Fátima Bezerra acatou o pedido de exoneração do secretário Jaime Calado pela obrigatoriedade de desincompatibilização de cargos, caso ele venha a disputar cargo eletivo nas próximas eleições. A exoneração se deu exclusivamente em cumprimento à legislação eleitoral. De acordo com Jaime, sua saída foi para dar maior apoio aos candidatos do PROS nestas eleições municipais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula indica advogado Antônio Fabrício Gonçalves para vaga no TST
Nome precisa ser aprovado pelo Senado
30/04/2024 às 20:52
Pacheco: vitória do governo no STF sobre desoneração é “ilusória”
Governo pediu suspensão da desoneração da folha de pagamento no STF e foi atendido por liminar de Zanin. Julgamento está suspenso
30/04/2024 às 19:17
Vídeo: Eduardo Bolsonaro entrega medalha de imbrochável para primeiro-ministro da Hungria
Medalha de imbrochável foi entregue durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) Hungria, um dos principais eventos conservadores
30/04/2024 às 15:23
Governo Fátima pagará R$ 500 mil em emendas; oposição pede o dobro
No total, Governo do RN pagará R$ 12 milhões em emendas parlamentares
30/04/2024 às 14:04
Extremoz recebe visita de embaixador de Portugal e fortalece laços turísticos e culturais
Encontro teve objetivo de permitir a aproximação entre Extremoz e Portugal, destacando a importância da parceria, irmandade e intercâmbio cultural.
30/04/2024 às 12:57
Comissão de Administração aprova projeto da Política de Educação em tempo integral no RN
Política se propõe a reduzir a evasão e promover a aprendizagem contínua
30/04/2024 às 11:38
Cinco propostas legislativas são aprovadas na reunião da Comissão de Saúde
Diversas iniciativas foram aprovadas, visando aprimorar o atendimento e garantir direitos fundamentais aos cidadãos
30/04/2024 às 10:14
Audiência propõe ação prática para o fim da “Língua Negra” na Praia de Areia Preta
Propositor da audiência, o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), abriu os trabalhos lamentando a ausência de um representante do Idema
30/04/2024 às 10:05
Emídio Júnior e Kleber Rodrigues cobram reforma da rodoviária e tapa-buracos
“Nós cobramos as providências, junto ao Governo, para a retomada das obras", argumentou o prefeito de Macaíba
30/04/2024 às 09:40
Macau: Com gestão desaprovada por 70,5%, prefeito Zé Antônio tem alta rejeição
Atual prefeito da cidade da Costa Branca concorrerá à reeleição
30/04/2024 às 07:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.