BUSCAR
BUSCAR
Projeto

Jean Paul defende capital estrangeiro nas aéreas e cobra mais vigilância da Anac

Senador potiguar disse que é favorável à ampliação do capital estrangeiro na composição acionária das empresas aéreas nacionais, atualmente limitada em 20%
Redação
27/04/2019 | 13:13

O senador potiguar Jean Paul Prates (PT) disse nesta sexta-feira, 26, durante reunião com representantes do trade turístico do Rio Grande do Norte, que é favorável à ampliação do capital estrangeiro na composição acionária das empresas aéreas nacionais, atualmente limitada em 20%.

Jean Paul esclareceu que o pedido de vistas que propôs na Medida Provisória 863/2018, já devolvida à comissão mista que examina a matéria, teve como objetivo assegurar as condições de regulação do setor à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Jean Paul Prates senador RN 6

“Temos de garantir que a Anac, por exemplo, fiscalize a questão dos preços das passagens aéreas, onde ocorrem certos exageros, como no caso do Rio Grande do Norte, onde as tarifas chegam a custar o dobro das cobradas na Paraíba. Isso já vinha acontecendo, mas piorou depois da saída da Avianca do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, comentou.

Jean Paul afirmou que sua estratégia “sempre foi procurar o diálogo com todos os envolvidos para diagnosticar as razões dessa distorção dos preços das passagens aéreas cobradas aqui e buscar soluções de consenso”. “Esse assunto é unânime, porque estamos todos sendo prejudicados”, completou.

O senador lembrou que, além de cobrar explicações da Anac, pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar a elevação das tarifas aéreas cobradas no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

“Queremos saber o que está acontecendo para as passagens no nosso aeroporto custarem quase o dobro das tarifas cobradas em João Pessoa. Como isso é determinado? O que interfere nesse algoritmo? Por que a Anac não pede explicações às empresas aéreas?”, questionou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), José Adécio Júnior, elogiou a iniciativa do senador de acionar o Cade.

“Não tem explicação lógica para essa situação dos preços das passagens aéreas de Natal. A via da investigação do Cade é um caminho importante para fazermos a pressão necessária resolver essa questão dos voos do RN”, declarou.

Adécio acrescentou que esse “é um setor onde, se não houver regulação, haverá prejuízos para todos”. O presidente da ABIH-RN destacou, ainda, “a importância do diálogo aberto pelo mandato do senador Jean Paul”.

Participaram da reunião o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur), Junior Câmara; o diretor do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa de Albuquerque; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN), Artur Fontes; a vice-presidente da Abav-RN, Diassis Rosado Holanda; o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; e a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela.

Vídeo: Eduardo Bolsonaro entrega medalha de imbrochável para primeiro-ministro da Hungria
Medalha de imbrochável foi entregue durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) Hungria, um dos principais eventos conservadores
30/04/2024 às 15:23
Governo Fátima pagará R$ 500 mil em emendas; oposição pede o dobro
No total, Governo do RN pagará R$ 12 milhões em emendas parlamentares
30/04/2024 às 14:04
Extremoz recebe visita de embaixador de Portugal e fortalece laços turísticos e culturais
Encontro teve objetivo de permitir a aproximação entre Extremoz e Portugal, destacando a importância da parceria, irmandade e intercâmbio cultural.
30/04/2024 às 12:57
Comissão de Administração aprova projeto da Política de Educação em tempo integral no RN
Política se propõe a reduzir a evasão e promover a aprendizagem contínua
30/04/2024 às 11:38
Cinco propostas legislativas são aprovadas na reunião da Comissão de Saúde
Diversas iniciativas foram aprovadas, visando aprimorar o atendimento e garantir direitos fundamentais aos cidadãos
30/04/2024 às 10:14
Audiência propõe ação prática para o fim da “Língua Negra” na Praia de Areia Preta
Propositor da audiência, o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), abriu os trabalhos lamentando a ausência de um representante do Idema
30/04/2024 às 10:05
Emídio Júnior e Kleber Rodrigues cobram reforma da rodoviária e tapa-buracos
“Nós cobramos as providências, junto ao Governo, para a retomada das obras", argumentou o prefeito de Macaíba
30/04/2024 às 09:40
Macau: Com gestão desaprovada por 70,5%, prefeito Zé Antônio tem alta rejeição
Atual prefeito da cidade da Costa Branca concorrerá à reeleição
30/04/2024 às 07:49
Em Macau, se eleição fosse hoje, Flávia Veras estaria eleita com quase 60% dos votos
Filha do ex-prefeito Flávio Veras, advogada vence nos dois cenários estimulados; atual prefeito Zé Antônio tem gestão desaprovada por 70,5% e possui alta rejeição
30/04/2024 às 07:43
Justiça nega pedido de Kátia contra Instituto Exatus e valida pesquisa
Decisão judicial desqualifica contestação da vice-prefeita, que é pré-candidata à Prefeitura de Parnamirim
30/04/2024 às 07:29
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.