BUSCAR
BUSCAR
São Paulo

Lula vota em São Bernardo do Campo no 1º turno das Eleições 2026

Presidente e candidato à reeleição afirmou estar confiante no resultado das urnas e propôs mandato para integrantes da Suprema Corte
Agora RN
04/10/2026 | 10:29

O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo 4 na Escola Estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Após deixar a seção eleitoral, Lula conversou com jornalistas, afirmou estar confiante na vitória e defendeu mudanças na forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Hoje é um dia glorioso para o país. Uma página virada. Estou confiante na vitória e certo de que temos participação em nível nacional. Estou certo de que podemos ganhar as eleições”, afirmou.

lula ao lado do vice geraldo alckmin
Lula posa ao lado de Geraldo Alckmin com a bandeira do Brasil após votar neste domingo 4, em São Bernardo do Campo. Foto: Reprodução/ CNN

Durante a declaração, Lula pediu que os eleitores considerem o futuro do País e das próximas gerações no momento de votar. “As pessoas têm que votar pensando no Brasil, nos filhos, nos netos, no futuro que vão deixar”, disse.

Ao avaliar o próprio governo, o presidente afirmou que considera que houve avanços, mas que ainda há medidas a serem adotadas. “Estou confiante no governo que fizemos. Confiante de que fizemos muito no governo e de que temos que fazer muito ainda. São 500 anos de atraso, e precisa de tempo para consertar”, declarou.

Lula citou inflação e educação entre as áreas de sua gestão. “Conseguimos recuperar o Brasil, melhorar a inflação, fizemos uma revolução na educação do país, mas ainda falta muito para que o Brasil tenha certeza de que seu futuro está garantido.”

Na sequência, o candidato criticou a venda de armas e a atuação de milicianos. “O Brasil não vai para a frente com venda de armas, mas com distribuição de livros. Não vai para a frente com milicianos, com orgia em torno do Banco Master, vai com o caráter dos seus governantes”, afirmou.

O presidente também manifestou confiança nas candidaturas de Fernando Haddad, Marina Silva e Simone Tebet. “O jogo está jogado e, às 17h, vamos ver que tipo de país o povo escolheu. Estou confiante na vitória do Haddad, da Marina, da Simone. São Paulo nunca teve a chance de votar em mulheres dessa qualidade. Vai depender do povo.”

Lula chegou ao local de votação acompanhado do candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do candidato ao Governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), das candidatas ao Senado Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Lula defende mudanças no STF

Ao comentar a composição do Supremo Tribunal Federal, Lula afirmou que pretende discutir alterações nos critérios utilizados para a escolha dos integrantes da Corte. O presidente também criticou o que classificou como “promiscuidade” no País.

“Não é possível continuar com a promiscuidade em que o país está. Eu, sinceramente, [trecho incompreensível], vamos ter que pensar, chamar juristas, pessoas do mundo do Direito, para [definir] quem vai para a Suprema Corte”, disse.

Entre as mudanças mencionadas por Lula está a criação de um período determinado de mandato para os ministros. Ele também defendeu a formação de um conselho para discutir as indicações e maior participação feminina na composição do STF.

“A primeira reforma fui eu que fiz. Quero fazer uma nova reforma e definir o tempo de mandato da Suprema Corte, que quem for [para lá] não é para ser rico. Quero montar um conselho para quem vai para a Suprema Corte. Acho que a Suprema Corte precisa de mais mulheres”, afirmou.

Ao final da entrevista, Lula voltou a abordar a educação e disse que o País precisa preparar os jovens para as transformações tecnológicas e energéticas. “O futuro desse país está garantido se continuarmos acreditando na educação, preparando jovens para a revolução digital, energética.”

A campanha de Lula, assim como a de Flávio Bolsonaro (PL), concentrou em São Paulo os últimos atos antes do primeiro turno. O estado reúne 34,1 milhões de eleitores e é o maior colégio eleitoral do País.

Na eleição anterior, Lula obteve 44,8% dos votos válidos em São Paulo, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 55,2%. A diferença entre os dois no estado foi de 2,7 milhões de votos.