BUSCAR
BUSCAR
Reunião

Reitores e secretários de Estado buscam soluções contra a violência

'Metade da população universitária da UFERSA no Campus Angicos já foi assaltada à mão armada', depôs o reitor José de Arimateia de Matos
Redação
19/05/2017 | 17:01

Reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), discutiram na última quarta-feira, 17, o Plano de Ação de Direitos humanos e Segurança das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado.

Para a presidente do Fórum de Reitores do RN, Angela Maria Paiva Cruz, “uma reunião histórica”, por contar com as presenças e adesão ao Plano, de dois secretários estaduais: da Educação e da secretária Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED). A reunião realizada na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitora da UFRN, no campus central, em Natal, contou também com as presenças de pró-reitores, pesquisadores e assessores.

Reitores e secretários de estado buscam soluções contra a violência

A preocupação com o volume da violência dentro dos ambientes acadêmicos em Natal, Santa Cruz, Mossoró e Angicos, cidades onde assaltos e roubos são mais constantes dentro das IES, fez o Fórum comprometer-se a dar sugestões e alternativas para o Governo do Estado reconfigurar as políticas públicas voltadas para esse setor.

“Metade da população universitária da UFERSA no Campus Angicos já foi assaltada à mão armada”, depôs o reitor José de Arimateia de Matos. Entretanto, dado a maior quantidade de campus no interior, o IFRN é o recordista em vítima de assaltos e roubos às IES no estado, esclareceu o vice-reitor do Instituto, Marco Antônio de Oliveira. Na mesma linha, a secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa, pontuou o cotidiano de assaltos às escolas, aos transportes escolares e aos estudantes da rede estadual de ensino.

Com 79 projetos de pesquisa voltados para violência, segurança, direitos humanos e cidadania, e uma diversidade de cursos de pós-graduação, a UFRN se propôs a atualizar os efetivos da segurança pública, por meio de novas parcerias com o Governo do Estado. Além de pedir o monitoramento da SESEP às escolas, o Fórum decidiu encaminhar conjuntamente com a Segurança Pública, soluções mais tecnológica e menos humana, de modo a reduzir os índices de violência no Estado.

Cidades atendidas pela adutora Médio Oeste terão parada de abastecimento na terça-feira 7
O fornecimento de água será interrompido nas cidades de Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patú e nas comunidades da Serra de João do Vale
04/05/2024 às 16:00
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões
Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo
04/05/2024 às 11:36
Supremo julgará marco temporal em sessão presencial
Data da análise do caso ainda não foi definida
03/05/2024 às 21:57
Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil
Texto regulamenta cadeia produtiva e comercial do setor
03/05/2024 às 20:24
Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias
Decreto é publicado em edição extra do Diário Oficial da União
03/05/2024 às 18:59
Pastor diz em culto que beijou filha na boca: “Nossa, que mulherão”; polícia investiga
Vídeo em que pastor fala sobre beijos em filha viralizou nas redes sociais. Segundo ele, intuito era mostrar que o papel do pai é de valorização de seus filhos.
03/05/2024 às 16:12
WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja lista
Lista com 35 modelos inclui Androids, como Motorola, Lenovo, Huawei, Xiaomi, LG, Sony e Samsung, e alguns iPhones.
01/05/2024 às 10:37
Cachorro de pelo preto fica completamente branco por causa de vitiligo; entenda
O tutor Matt Smith relata que notou manchas brancas perto da boca e do queixo de Buster antes delas se espalharem por todo seu rosto e corpo.
01/05/2024 às 07:36
Contran permite que motoristas solicitem o cancelamento da CNH
Pedido pode ser feito sem a necessidade de apresentar motivação
30/04/2024 às 21:19
Vivara é condenada por exigir padrão de beleza em processo de seleção
Empresa orientou analista de recrutamento e seleção para escolher mulheres magras, de cabelos longos e lisos para trabalhar na Vivara
30/04/2024 às 21:08
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.