BUSCAR
BUSCAR
Convenções Partidárias

Principais partidos marcam convenções que vão oficializar candidaturas no RN

Eventos ocorrerão entre 20 e 30 de julho e homologarão candidaturas ao Governo, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa no Rio Grande do Norte
Por O Correio de Hoje
14/07/2026 | 15:38

Os principais partidos políticos com atuação no Rio Grande do Norte já definiram as datas, locais e horários das convenções que vão oficializar as candidaturas para as eleições de outubro no Estado. Pela legislação eleitoral, o período de convenções começa no próximo dia 20 de julho e segue até 5 de agosto.

As convenções são uma etapa obrigatória para homologação dos candidatos. Em 2026, serão eleitos no RN um governador, um vice-governador, dois senadores, 8 deputados federais e 24 deputados estaduais — além do presidente da República. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, com segundo turno em 25 de outubro, se houver necessidade, para os cargos de governador e presidente.

capa portal 2026 07 14T153331.705
Ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, do União Brasil / Ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, candidato pelo PL / Ex-secretário da Fazenda Cadu Xavier é o nome do PT - Foto: Instagram / Reprodução / José Aldenir

No Rio Grande do Norte, as principais convenções acontecerão no fim de semana dos dias 25 e 26 de julho. No sábado 25, acontecerá a convenção da federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB. No dia seguinte, domingo 26, será a vez dos encontros do PL e da federação União Progressista, formada por União Brasil e PP.

As principais chapas majoritárias da oposição já chegam às convenções definidas. O PL deverá homologar a candidatura do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias ao Governo do Estado, tendo como candidato a vice-governador o ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) Babá Pereira. Para o Senado, o partido lançará o ativista Coronel Hélio, em composição com o senador Styvenson Valentim (Podemos), candidato à reeleição.

Na disputa para deputado federal, o PL conta atualmente com três parlamentares candidatos à reeleição — Carla Dickson, General Girão e Sargento Gonçalves —, além de outros nomes considerados competitivos na nominata, como a vereadora de Natal Nina Souza, o ex-prefeito de Caraúbas Juninho Saia Rodada e o policial Coronel Brilhante. Todos esses nomes serão homologados na convenção, assim como os candidatos a deputado estadual.

A convenção do PL acontecerá no dia 26 de julho (domingo), a partir das 9h, no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

No mesmo dia e horário, a federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, confirmará a candidatura do ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra ao Governo. O PSD realizará convenção conjunta para oficializar a candidatura à reeleição da senadora Zenaide Maia. O segundo candidato ao Senado da chapa será o vereador de Natal Tércio Tinoco (União). O MDB também integra a aliança e homologará o deputado estadual Hermano Morais como candidato a vice-governador.

Na chapa para deputado federal, União e PP têm três deputados federais disputando a reeleição — Benes Leocádio (União), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP). A federação ainda procura outros nomes para fechar a nominata, que pode ter no máximo nove candidatos. Na semana passada, o grupo sofreu um importante desfalque, com a desistência da candidatura de Kelps Lima (União).

A convenção dos partidos aliados à federação acontecerá no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, na rua Trairi, em Petrópolis, na Zona Leste de Natal, no dia 26 de julho (domingo), às 9h. Antes, a federação União Progressista fará uma convenção cartorial na sede do União Brasil, no bairro de Lagoa Nova, também na capital potiguar.

Na base governista, a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, realizará convenção conjunta no dia 25 de julho (sábado) para oficializar as candidaturas do ex-secretário estadual da Fazenda Cadu Xavier ao Governo e da vereadora de Natal Samanda Alves ao Senado.

Ainda está indefinido quem será o candidato a vice-governador na chapa. Há negociações em curso para que a federação PSDB/Cidadania indique um nome. Sobre o segundo nome ao Senado, o PDT — que integra a aliança — indicou o nome do ex-deputado federal Rafael Motta, mas partidos aliados reivindicam o posto, como o PCdoB, que defende a indicação do professor Osvaldo Negrão.

A federação terá dois deputados federais disputando a reeleição — Fernando Mineiro e Natália Bonavides — e outros nomes considerados competitivos, como as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Thabatta Pimenta (PV) e o deputado estadual Doutor Bernardo (PV). Esses nomes serão homologados na convenção, assim como os candidatos à Assembleia Legislativa.

A convenção da federação Brasil da Esperança será realizada na Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, em Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, a partir das 9h.

O Psol, que tem uma federação com a Rede Sustentabilidade, fará a convenção também no dia 26 de julho (domingo), mas às 10h. O partido deverá confirmar a candidatura do professor universitário Robério Paulino ao Governo e da assistente social Lenny Grillo para vice-governadora. Além disso, terá como candidatos ao Senado o ex-deputado estadual Sandro Pimentel e a médica pediatra Sônia Godeiro. A convenção será realizada na Assembleia Legislativa.

O PSTU, por sua vez, lançará oficialmente a candidatura do professor aposentado Dário Barbosa ao Governo, tendo como vice a jornalista Fernanda Soares, além das candidaturas de Rosália Fernandes e Luciana Lima ao Senado. O encontro será realizado no dia 30 de julho (quinta-feira), a partir das 18h, na Assembleia Legislativa.

Entre as legendas que disputarão prioritariamente vagas proporcionais, está o PSDB, que integra uma federação com o Cidadania. A convenção ocorrerá já no primeiro dia do calendário eleitoral e homologará seus candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. O evento deverá ser no formato cartorial, na própria sede do partido, no bairro do Tirol, na Zona Leste de Natal.

Segundo o presidente da federação PSDB/Cidadania no Estado, Fábio Dantas, a convenção deverá autorizar que a Executiva Estadual negocie eventual apoio a candidaturas majoritárias até o prazo final de registro das chapas, em 15 de agosto.