BUSCAR
BUSCAR
Investigação

MPF apura suposto uso de recursos da Lei Rouanet em apresentação de Margareth Menezes

Ministério da Cultura afirma que show da ministra no Carnaval de Salvador não foi financiado com recursos da lei de incentivo e nega irregularidades.
Redação
10/07/2026 | 18:22

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar um suposto uso de recursos da Lei Rouanet na apresentação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante o bloco Os Mascarados, no Carnaval de Salvador de 2026. A apuração busca esclarecer a destinação de cerca de R$ 290 mil relacionados ao evento.

A investigação foi aberta após uma notícia de fato apontar possíveis irregularidades na utilização de recursos públicos. Antes da abertura do inquérito, o MPF havia solicitado esclarecimentos ao Ministério da Cultura, mas decidiu aprofundar a apuração diante da necessidade de reunir mais informações sobre o caso.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, discursou em evento realizado em Natal nesta terça-feira 18. Foto: José Aldenir/AGORA RN.
Ministério Público Federal investiga suposto uso de recursos da Lei Rouanet em apresentação de Margareth Menezes durante o Carnaval de Salvador. - Foto: José Aldenir/AGORA RN

Em nota, o Ministério da Cultura negou que recursos da Lei Rouanet ou do orçamento da pasta tenham sido utilizados para custear a apresentação da ministra. Segundo o ministério, todas as informações solicitadas foram encaminhadas ao MPF e a contratação da artista ocorreu sem participação da pasta.

O ministério também informou que não existe projeto aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) para financiar o bloco Os Mascarados no Carnaval de 2026. A pasta ressaltou ainda que a atuação artística de Margareth Menezes foi autorizada pelo Comitê de Ética da Presidência da República.

Até o momento, o inquérito tem caráter investigativo e não representa conclusão sobre a existência de irregularidades. O MPF seguirá analisando a documentação e as informações apresentadas pelos envolvidos antes de decidir sobre os próximos passos da apuração.