O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) afirmou que é “normal” e “natural” que algumas obras públicas sejam iniciadas em uma gestão e concluídas por administrações posteriores e utilizou o Hospital Municipal de Natal como exemplo ao rebater críticas sobre empreendimentos que ele inaugurou em sua gestão sem que estivessem em pleno funcionamento.
Pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias vem sendo criticado por adversários por ter inaugurado o Hospital Municipal de Natal no fim de seu mandato, em 2024, sem que a unidade tivesse as obras concluídas. Apesar da cerimônia de inauguração, até hoje o hospital não recebeu pacientes.

Em entrevista à TV Tropical nesta quinta-feira 18, Álvaro sustentou que grandes obras demandam tempo e podem atravessar diferentes governos. “Ficaram algumas obras inacabadas. É natural, é normal. Por exemplo, a Barragem de Oiticica foi entregue uma parte pelo presidente Jair Bolsonaro, outra parte pelo presidente Lula. É assim, as obras são assim, elas são demoradas”, declarou.
O ex-prefeito afirmou que o hospital representa “o maior investimento da história da saúde pública do Rio Grande do Norte” e disse que a unidade terá 300 leitos. Segundo ele, a abertura da unidade ainda não aconteceu porque o prefeito Paulinho Freire (União) decidiu realizar ampliações antes de colocar o equipamento em funcionamento definitivo. “Eu respeito, até louvo a iniciativa que ele teve de ampliar a infraestrutura antes de entregar o hospital definitivamente à população”, afirmou.
Mesmo admitindo que algumas obras ficaram pendentes, Álvaro defendeu que sua administração foi marcada pela entrega de grandes investimentos urbanos. “Nós somos o prefeito das obras acabadas”, declarou, antes de listar uma série de intervenções executadas durante seus mandatos à frente da Prefeitura do Natal.
Entre as realizações citadas pelo pré-candidato estão o Programa Asfalto Novo, que, segundo ele, recebeu investimento de R$ 120 milhões para recapeamento das principais vias da capital, além da requalificação da Avenida Felizardo Moura, da recuperação e modernização de mais de 100 praças públicas e da entrega de 2.500 apartamentos destinados à população de baixa renda. Também atribuiu à sua gestão a retomada do crescimento urbano de Natal.
Álvaro destacou ainda a aprovação do novo Plano Diretor como principal marco administrativo de sua gestão. Ele citou que a legislação anterior estava desatualizada havia duas décadas e sua revisão permitiu a retomada dos investimentos privados na cidade. O ex-prefeito afirmou que mais de R$ 5 bilhões estão sendo aplicados pela iniciativa privada em novos empreendimentos e que as mudanças geraram cerca de 30 mil empregos. “Natal retomou o seu crescimento e o seu desenvolvimento graças ao novo Plano Diretor”, disse.
Na entrevista, o pré-candidato também ressaltou que encerrou o mandato com 65% de aprovação popular e classificou sua administração como “uma gestão vitoriosa”. Segundo ele, a experiência acumulada na Prefeitura de Natal fortalece sua pré-candidatura ao Governo do Estado e demonstra capacidade para conduzir uma gestão estadual.
Inauguração foi um erro, diz Nina
Aliada de Álvaro Dias e companheira do prefeito Paulinho Freire, a vereadora de Natal e pré-candidata a deputada federal Nina Souza (PL) afirmou, também nesta quinta-feira, que a inauguração do Hospital Municipal sem que a obra estivesse concluída foi um “erro”.
“Houve um erro, no meu entendimento, e eu já falei isso claramente, porque eu sou uma pessoa muito objetiva com meus posicionamentos”, declarou, em entrevista ao programa Contraponto, da rádio 96 FM.
Ao falar diretamente do hospital, Nina disse que Álvaro se deixou levar pelo tamanho da obra e pela proximidade do fim do mandato. “Aquilo ali é uma obra extraordinária, vai mudar a saúde não só de Natal como do Estado. O maior hospital público do Estado. Lindíssima, com mais de 200 leitos. E ele ali, na iminência de sair, se empolgou e fez ali uma inauguração”, declarou.
Apesar de admitir a falha, Nina ressaltou que “muitas obras foram entregues” na gestão de Álvaro Dias e que elas “mudaram a cara de Natal”. Para a vereadora, a capital “hoje é outra cidade”, com crescimento urbano, prédios sendo construídos, pessoas trabalhando e indicadores positivos.
Ela também ponderou que o hospital não entrou em funcionamento logo depois por pendências financeiras para conclusão do investimento. “Por óbvio que não estava concluída a obra e essa não conclusão não é irresponsabilidade dele não. Isso aqui a gente tem que deixar muito claro”, disse.
A vereadora citou ainda emendas do senador Rogério Marinho (PL) e do senador Styvenson Valentim (Podemos), além da busca por financiamento para viabilizar o funcionamento da unidade. “Rogério Marinho e Styvenson inseriram emendas, bem como recurso de financiamento. Foi-se buscar recurso de financiamento para que se pudesse fazer a conclusão”, afirmou.
De acordo com Nina, a previsão agora é que o hospital seja entregue em pleno funcionamento no fim de julho. “Nós estamos na iminência, agora sim no final de julho, dessa obra ser entregue em pleno funcionamento”, disse.