BUSCAR
BUSCAR
Mundo

Trump descarta estender cessar-fogo e pressiona Irã: “Não temos muito tempo”

Prazo do cessar-fogo termina na noite desta quarta-feira 22
Redação
21/04/2026 | 15:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira 21 que não pretende estender o cessar-fogo com o Irã além do prazo previsto para a noite de quarta-feira 22, em meio a negociações ainda indefinidas entre os dois países.

“Não quero fazer isso”, disse Trump ao programa “Squawk Box” da CNBC. “Não temos muito tempo, porque quando as duas partes chegarem a um acordo, como você sabe, elas já terão recebido o sinal verde para prosseguir — o que eu já sabia que aconteceria de qualquer forma — acho que não terão escolha. Elas terão que negociar.”

Donald Trump
Trump descarta estender cessar-fogo e pressiona Irã: "Não temos muito tempo" - Foto: Divulgação/White House

O presidente também comentou a possibilidade de ataques à infraestrutura iraniana e afirmou que isso teria impacto militar. “Não é uma escolha minha, mas isso também os prejudicará. Prejudicará militarmente. Eles usam as pontes para suas armas, para a movimentação de seus mísseis”, disse, acrescentando que os países aproveitaram o cessar-fogo para “reabastecer”.

Trump afirmou ainda que o Irã tem incentivo para firmar um acordo. “Se [o Irã] fizer um acordo, poderá se tornar uma nação forte novamente, uma nação maravilhosa novamente”, declarou.

As negociações seguem indefinidas. Segundo fontes iranianas ouvidas pela Reuters, Teerã ainda não decidiu se participará de uma nova rodada de conversas em Islamabad. Autoridades paquistanesas informaram que, caso as delegações compareçam, chegarão apenas na quarta-feira 22, restando poucas horas para um acordo antes do fim da trégua.

Uma fonte paquistanesa afirmou que há movimento para retomada das negociações, com expectativa da presença do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance. Já um funcionário iraniano disse que o país está “analisando positivamente” a participação, condicionando a decisão ao atendimento de exigências, como o reconhecimento do direito de enriquecer urânio.

No campo militar, autoridades iranianas afirmaram estar preparadas para reagir a uma eventual retomada do conflito. O negociador Mohammad Baqer Qalibaf acusou Trump de tentar “transformar a mesa de negociações em uma mesa de submissão”.

O cenário é agravado pelo bloqueio do Estreito de Ormuz, mantido pelo Irã, que controla o acesso ao Golfo Pérsico. A restrição interrompe o fluxo de cerca de 20 milhões de barris de petróleo por dia.

O impasse envolve também o programa nuclear iraniano. Trump defende que o país abra mão de seu estoque de urânio altamente enriquecido, enquanto Teerã busca manter parte do programa, que afirma ter fins pacíficos.

O cessar-fogo, anunciado inicialmente por duas semanas a partir de 7 de abril, deve expirar às 20h no horário dos Estados Unidos (21h em Brasília) desta quarta-feira 22.

O conflito já resultou em milhares de mortes e impactos no fornecimento global de energia, ampliando os temores sobre a economia internacional.