BUSCAR
BUSCAR
Invenção

Defensor do direito à eutanásia revela ‘máquina do suicídio’

Cápsula é preenchida com nitrogênio em forma gasosa, que pode matar em minutos
Redação
16/04/2018 | 20:45

Amsterdã, a capital da Holanda, foi palco na última semana da Funeral Expo 2018, uma feira dedicada ao mercado funerário. Uma invenção apresentada no evento atraiu uma multidão de curiosos: uma “máquina do suicídio”.

É assim que a agência de notícias AFP chamou a Sarco, uma máquina projetada pelo australiano Philip Nitschke. Ele é ativista e defensor do direito à eutanásia, a prática de proporcionar uma morte sem sofrimento a doentes incuráveis.

rfgewrh

A Sarco é basicamente uma cápsula com espaço para uma pessoa, deitada, e que é vedada após a entrada do ocupante. Lá dentro, ele pode pressionar um botão e a cápsula é preenchida com nitrogênio em forma gasosa, que pode matar em minutos.

“Ele ou ela vai se se sentir meio tonto, mas vai rapidamente perder a consciência e morrer”, afirmou Nitschke à AFP. O objetivo da Sarco é o de “oferecer às pessoas uma morte quando elas quiserem morrer”.

As filas na feira funerária de Amsterdã eram para conferir uma demonstração inofensiva da máquina: uma simulação em 360 graus disponível por meio de óculos de realidade virtual. O primeiro protótipo funcional só deve ficar pronto no fim do ano.

“Eu acredito que seja um direito humano fundamental [escolher quando morrer]. Não é só um privilégio medicinal para quem está muito doente. Se você tem o dom precioso da vida, você deveria poder se desfazer desse dom quando quisesse”, afirmou Nitschke.

Após a montagem do primeiro protótipo funcional, Nitschke não pretende vender a Sarco. Seu objetivo é colocar os manuais e planos de impressão 3D na internet, de graça, para quem quiser montar uma máquina semelhante por conta própria.

 

 

Fonte: Olhar Digital

 

Extremoz: MPRN quer solução urgente de problemas estruturais em obras de residencial
MPRN recomendou a construtora proprietária do Residencial Lagoa Azul que solucione em definitivo problemas estruturais detectados no empreendimento.
26/04/2024 às 17:48
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha
Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida
26/04/2024 às 17:47
Projeto Juntos no Combate à Dengue em Natal inicia ações em CMEI no bairro de Igapó
Com foco na conscientização e prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus, a iniciativa ocorreu no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo
26/04/2024 às 17:40
Vocalista do Grupo Molejo, Anderson Leonardo, morre no Rio de Janeiro
Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense
26/04/2024 às 17:35
Convocação do Fies é prorrogada até 17 de maio
Novo prazo para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 foi publicado pelo MEC nesta sexta-feira 26
26/04/2024 às 17:26
Ecopraça leva programação cultural ao bairro Potengi neste domingo 28
A praça Iapissara Aguiar será palco das ações, a partir das 15h
26/04/2024 às 17:20
Saúde disponibilizará novo tratamento contra a malária para crianças
Medicamento artesunato + mefloquina, também conhecido como ASMQ, é produzido por Farmanguinhos e será usado inicialmente em crianças Yanomami. Tratamento é mais curto e com menos efeitos colaterais
26/04/2024 às 17:16
Senatran cria site para motoristas consultarem prazo do exame toxicológico
Os condutores têm até a próxima terça-feira 30 para regularizar suas pendência
26/04/2024 às 17:06
Senac RN realiza oficinas gastronômicas na Semana Criativa de São Miguel do Gostoso 
Senac RN irá realizar neste sábado 27 oficinas gastronômicas durante a Semana Criativa de São Miguel do Gostoso
26/04/2024 às 17:00
VÍDEO: Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”
Vídeo capta o momento em que ocorre uma discussão entre o promotor de Justiça Thiago Trevizoli Justo e advogados da bancada de defesa
26/04/2024 às 16:54
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.