BUSCAR
BUSCAR
Área de risco

Quatorze famílias resistem deixar suas casas na comunidade do Jacó

O Ministério Público Estadual recomendou várias medidas à Prefeitura de Natal para garantir a remoção imediata das famílias cujas residências foram interditadas pela Defesa Civil
Redação
15/03/2019 | 17:36

Das 76 famílias em situação de risco na Comunidade do Jacó, nas Rocas, 14 ainda resistem deixar suas casas, disse nesta sexta-feira, 15, o secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Carlson Gomes.

Segundo ele, 11 já foram removidas para o Residencial São Pedro, na Ribeira, do Minha Casa Minha Vida e outras 28 serão levadas para o Vilage de Prata, outro condomínio do Minha Casa, no bairro Planalto, na próxima semana.  

Defesa Civil na Comunidade do Jacó 80

O Ministério Público Estadual recomendou diversas medidas à Prefeitura de Natal para garantir a remoção imediata dessas famílias cujas residências foram interditadas pela Defesa Civil do Município.

No Plano Municipal de Redução de Risco, a Prefeitura de Natal identificou que a comunidade de São José do Jacó insere-se como área de risco grau 4 (o grau máximo é 5) por quedas de barreiras, de grau 3 por instabilidade e de grau 2 por erosão, sendo o grau de risco total 3.

A Defesa Civil do Município de Natal realizou o monitoramento da comunidade e verificou o aumento da instabilidade da encosta. Com as chuvas mais intensas que tem caído sobre Natal, a recomendação é a imediata retirada e reassentamento das famílias, além da realização de obras de contenção, drenagem e retaludamento do local.

Segundo Carlson Gomes, foi o Município que informou ao Ministério Público a existência de outros 26 imóveis sobre os 50 anteriormente considerados em situação de risco. “Estamos trabalhando para concluir as remoções possíveis já na próxima semana”, adiantou.

Na recomendação, a 49ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania relacionou uma série de providências, como informar às famílias a temporariedade da medida; instaurar procedimentos administrativos para a concessão do benefício auxílio moradia, a serem pagos até a devida solução habitacional e a realização de estudos técnicos para verificar a viabilidade de manutenção das residências, entre outras medidas.

A Prefeitura de Natal também deve efetuar medidas de proteção para evitar que essa área seja ocupada por outras famílias. Os moradores também devem ser informados sobre a viabilidade de manutenção de suas residências na área.

Nos locais em que se verifique a impossibilidade de manutenção, o Município de Natal deverá realizar projetos de urbanização, arborização e paisagismo que se mostrem adequados e compatíveis, visando impedir a construção de novas habitações irregulares no local.

Caso se faça necessária a remoção definitiva das famílias, o Município de Natal será responsável por promover o seu reassentamento adequado, prioritariamente em habitação situada na própria Comunidade São José do Jacó ou em região próxima.

Modelo tem pernas amputadas após uso de absorvente interno: “Minha vida mudou em 24 horas”
Infecção grave quase tirou a vida da modelo Lauren Wasser no ano de 2012
09/05/2024 às 15:44
Planeta registra recorde de calor e mês de abril mais quente da história
Dados mostram que o mês de abril de 2024 teve uma temperatura média superficial de 15,03ºC, número 0,14ºC superior ao recorde anterior, em 2016
08/05/2024 às 14:34
Em entrevista ao Fantástico, sobrinha revela ter tomado Zolpidem no dia que levou tio morto ao banco
Erika é acusada de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver
06/05/2024 às 09:27
Cidades atendidas pela adutora Médio Oeste terão parada de abastecimento na terça-feira 7
O fornecimento de água será interrompido nas cidades de Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patú e nas comunidades da Serra de João do Vale
04/05/2024 às 16:00
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões
Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo
04/05/2024 às 11:36
Supremo julgará marco temporal em sessão presencial
Data da análise do caso ainda não foi definida
03/05/2024 às 21:57
Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil
Texto regulamenta cadeia produtiva e comercial do setor
03/05/2024 às 20:24
Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias
Decreto é publicado em edição extra do Diário Oficial da União
03/05/2024 às 18:59
Pastor diz em culto que beijou filha na boca: “Nossa, que mulherão”; polícia investiga
Vídeo em que pastor fala sobre beijos em filha viralizou nas redes sociais. Segundo ele, intuito era mostrar que o papel do pai é de valorização de seus filhos.
03/05/2024 às 16:12
WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja lista
Lista com 35 modelos inclui Androids, como Motorola, Lenovo, Huawei, Xiaomi, LG, Sony e Samsung, e alguns iPhones.
01/05/2024 às 10:37
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.