BUSCAR
BUSCAR

CMN debate cessão de servidores dos hospitais universitários

'Estamos aqui para proteger os direitos dos trabalhadores e impedir a privatização dos hospitais universitários', disse Sandro Pimentel
Redação
24/02/2016 | 15:49
“Cessão de servidores dos hospitais universitários: solução, caos ou abandono?”. Este foi o tema de uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (24). O debate, proposto pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Sindicato dos Médicos (Sinmed/RN), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Brasil (Fasubra).
O vereador Sandro Pimentel deu parecer contrário ao processo de cessão dos servidores dos hospitais para a Ebserh. “Estamos aqui para proteger os direitos dos trabalhadores e impedir a privatização dos hospitais universitários. Porque a política do Governo Federal tem a clara intenção de sucatear a saúde pública para depois entregar para a iniciativa privada. Mas vamos lutar até o fim para que isso não aconteça”, afirmou.
Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed/RN, falou que a empresa foi criada para administrar de forma terceirizada um patrimônio do povo brasileiro. “Trata-se da tentativa de privatizar os hospitais públicos. Esse modelo foi rejeitado pelos servidores. Outro grave equívoco é a centralização das decisões sobre os recursos financeiros da saúde em Brasília, quando o que se pede é a descentralização, para promover eficiência na gestão”.
Por sua vez, Kleber Morais, superintendente da Maternidade Januário Cicco, destacou que em termos de gestão de recursos a situação das unidades de saúde melhorou depois da criação da Ebserh. Segundo ele, o Tribunal de Contas da União recomendou que até o mês de março os funcionários fossem cedidos para a empresa, mas a UFRN vai apreciar a situação jurídica da questão e explicar aos servidores como será feita essa cessão.
Edson Lima, que representou a Fasubra, disse que a implantação dessa empresa pelo Governo Federal para administrar os hospitais contou desde o início com a oposição dos trabalhadores.
“Atuamos em regime jurídico único estatutário, submetidos à gestão da universidade. Com essa mudança, a Ebserh pode estabelecer sua própria política a revelia dos direitos trabalhistas que temos como funcionários públicos, inclusive até mesmo nossa estabilidade fica ameaçada. Isso é muito prejudicial para a categoria”, concluiu.
Modelo tem pernas amputadas após uso de absorvente interno: “Minha vida mudou em 24 horas”
Infecção grave quase tirou a vida da modelo Lauren Wasser no ano de 2012
09/05/2024 às 15:44
Planeta registra recorde de calor e mês de abril mais quente da história
Dados mostram que o mês de abril de 2024 teve uma temperatura média superficial de 15,03ºC, número 0,14ºC superior ao recorde anterior, em 2016
08/05/2024 às 14:34
Em entrevista ao Fantástico, sobrinha revela ter tomado Zolpidem no dia que levou tio morto ao banco
Erika é acusada de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver
06/05/2024 às 09:27
Cidades atendidas pela adutora Médio Oeste terão parada de abastecimento na terça-feira 7
O fornecimento de água será interrompido nas cidades de Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patú e nas comunidades da Serra de João do Vale
04/05/2024 às 16:00
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões
Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo
04/05/2024 às 11:36
Supremo julgará marco temporal em sessão presencial
Data da análise do caso ainda não foi definida
03/05/2024 às 21:57
Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil
Texto regulamenta cadeia produtiva e comercial do setor
03/05/2024 às 20:24
Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias
Decreto é publicado em edição extra do Diário Oficial da União
03/05/2024 às 18:59
Pastor diz em culto que beijou filha na boca: “Nossa, que mulherão”; polícia investiga
Vídeo em que pastor fala sobre beijos em filha viralizou nas redes sociais. Segundo ele, intuito era mostrar que o papel do pai é de valorização de seus filhos.
03/05/2024 às 16:12
WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares; veja lista
Lista com 35 modelos inclui Androids, como Motorola, Lenovo, Huawei, Xiaomi, LG, Sony e Samsung, e alguns iPhones.
01/05/2024 às 10:37
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.