BUSCAR
BUSCAR
Economia
Zeca Melo diz que Sebrae foi intimado pelo empreendedor da Zona Norte: “Reconhecimento do trabalho”
Evento que tem como meta qualificar micro e pequeno empresário acontece no Partage Norte Shopping até o dia 4 de março
Redação
01/03/2023 | 00:10

Após a abertura da Loja do Empreendedor, na Zona Norte de Natal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pôde experimentar o sucesso de uma parte da capital potiguar que tem economia pujante e ávida por conhecimento. Com base no que se viu após o primeiro empreendimento nesta região, o Partage Norte Shopping será a sede da Feira do Empreendedor, maior evento do sistema, que começa nesta quarta-feira 1º e vai até o sábado 4. No local, milhares de empreendedores vão poder se capacitar e entender melhor como aumentar a produtividade, alcançar novos públicos por meio de marketing digital e principalmente como gerir negócios de forma mais técnica.

Com o tema “A ponte entre você e o sucesso”, são esperadas cerca de seis mil pessoas nos quatro dias da feira que faz parte do circuito nacional do Sebrae. O público é composto por pessoas que já têm negócios formais ou informais, que pretendem expandir e ou se consolidar no mercado. Serão inúmeras palestras com grandes nomes do empreendedorismo falando sobre inovação, planejamento, finanças, negócios, microempreendedor individual e outros temas relacionados ao mundo do empreendedorismo.

De acordo com Zeca Melo, diretor-superintendente do Sebrae, o evento já aconteceu em Natal e outras cidades do RN, e agora chega à Zona Norte para dar atenção especial ao público dessa região. “Essa feira é um reconhecimento do trabalho conjunto que a gente teve com a Prefeitura de Natal há dois anos instalando uma loja do empreendedor na Zona Norte. Essa loja é um sucesso e nós fomos intimados pelo empresariado local a realizar um grande evento. Poderia ser de várias formas, mas nós imaginamos que poderia ser a Feira do Empreendedor, que é a maior feira de empreendedorismo que a gente tem no sistema Sebrae”, disse.

Outros assuntos, como sustentabilidade e inclusão também fazem parte da jornada que os empresários que buscam conhecimento também irão saber mais. “Essa questão da sustentabilidade, da inclusão, são temas transversais e que entram em todos os nossos projetos. A própria feira é um evento preocupado com a questão da sustentabilidade”, afirmou.

Em 2022, foram pelo menos 5,5 mil empresas atendidas pela Loja do Empreendedor, segundo o Sebrae. Deste total, 29% dos atendimentos são da Zona Norte. Para o diretor-superintendente, isso pode mostrar uma maior maturidade do mercado que deve ter outro tipo de comportamento no futuro. “É surpreendente. Os efeitos são extremamente positivos. São pessoas que querem empreender. Mas é tudo a longo prazo”, revelou.

Estão no Nossa Senhora da Apresentação (31%), Paujçara (30%) e Potengi (27%) os bairros mais atendidos pelo Sebrae, na Loja do Empreendedor. Justamente os três que englobam mais empresas na região Norte da capital potiguar, segundo o Sebrae. Desde 2020, o crescimento nos atendimentos é exponencial, segundo um relatório do Serviço a respeito da unidade no Partage Shopping.

Entre as atrações do Palco Master, o principal da Feira, estão nomes conhecidos nacionalmente, como Bráulio Bessa, poeta e cordelista e autor de três best sellers; Arthur Igreja, especialista em negócios e inovação; Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora; Os Mentalistas, formado pela dupla de psicólogos Beto Parro e Rafa Motriz, que trabalham com psicologia comportamental e organizacional além de gestão de negócios e também Dani Amaral, contadora e pós-graduada em finanças, que é mestre em Comunicação e fala sobre antifragilidade, que é o ato de crescer em cenários desfavoráveis, como aqueles que contam com questões complexas, instabilidades, desordem, estresse e incertezas.

Em outras palestras, os participantes vão receber dicas para tornar mais rentáveis os negócios, práticas sustentáveis e também o Environmental, Social and Governance (ESG), que, numa tradução livre, significa ambiental, social e governança. Basicamente o que a empresa faz pela conservação do meio-ambiente, a relação da empresa com seus colaboradores e questões administrativas, éticas e de transparência da empresa.

EXPECTATIVA ECONÔMICA

Em relação à expectativa econômica para as micro e pequenas empresas, Zeca Melo acredita em um ambiente próspero para os próximos anos, defendendo uma regulamentação. “Eu espero que a gente, nesse próximo quadriênio da governadora Fátima Bezerra, a gente possa implantar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, projetou.

Na questão relacionada à infraestrutura, alguns assuntos como o Porto-Indústria, em Caiçara do Norte também foi assunto. Para ele, o terminal pode interferir em todo o ecossistema de negócios, incluindo até os pequenos e microempreendedores. “A nossa luta é sempre essa. Nós somos pouco mais de 200 mil empresas optantes pelo simples. Somos responsáveis por mais de 90% dos empregos gerados. A participação do pequeno no estoque de empresas no Rio Grande do Norte é imensa. A nossa luta é sempre pela inclusão do pequeno. O pequeno da fruticultura, do turismo. Eu acho que tanto o Porto, o entorno, o hidrogênio verde, são oportunidades que vão incluir o pequeno”, disse.

Outra pauta estruturante é a duplicação da BR-304, em que Melo foi enfático ao se referir à situação atual da principal ligação entre o sertão e a capital potiguar. “A BR-304 não ser duplicada é uma derrota do povo do Rio Grande do Norte”, finalizou.

Potiguar Ruth Medeiros é destaque no maior evento de Marketing e E-commerce da América Latina
Jovem empreendedora se junta ao time de Creators do maior evento de Marketing, Vendas e E-Commerce da América Latina
17/04/2024 às 15:46
Conferência estadual de políticas públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação começa sexta
Em 2024, a CECTI-RN terá como tema "Ciência, Tecnologia & Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade"
17/04/2024 às 15:17
Mega-Sena pode pagar R$ 72 milhões nesta quinta-feira
Apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio
17/04/2024 às 15:05
Nordeste cria mais de 620 mil empresas em 2023; no Brasil, 74,4% foram MEI
Na visão nacional, dados de 2023 mostram criação de 3,9 milhões de novos empreendimentos no Brasil
17/04/2024 às 14:46
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.